A Comunitas lançou os resultados da 7ª edição da pesquisa BISC – Benchmarking de Investimento Social Corporativo, em um evento realizado hoje (12), na sede da organização, com a presença de participantes da pesquisa, executivos sociais e estudiosos do tema.
Iniciada em 2008, a pesquisa BISC acompanha anualmente os investimentos sociais privados no Brasil, com o objetivo de avaliar a evolução dos compromissos sociais das empresas no país, a qualidade desses investimentos e a busca novos elementos para a reflexão de tendências e para o debate sobre o tema. Em uma parceria com o CECP – Committee Encouraging Corporate Philanthropy, a pesquisa permite também a comparação dos investimentos nacionais, com padrões internacionais.
Neste ano, ela vem com uma novidade na captação de tendências em andamento, com respeito à formulação de estratégias que ampliem o alcance da atuação de empresas na área social. Para levantamento das informações a coordenadora e especialista na área de Investimento Social Corporativo, Anna Peliano, entrevistou líderes empresariais e dirigentes de institutos e outras organizações vinculadas ao tema, ampliando, dessa forma, o questionário aplicado on-line, o qual foi respondido pelos gestores sociais das instituições parceiras da Comunitas.
Muitos são os benefícios para os participantes da pesquisa. A instituição do benchmarking qualitativo como ferramenta de avaliação e reflexão sobre a atuação das empresas; a análise anual do impacto da conjuntura econômica nos investimentos sociais privados; o dimensionamento e o perfil das aplicações sociais realizadas pelas empresas, em decorrência de exigências legais e desagregação dos investimentos sociais por área de atuação e por fonte de recursos são alguns deles.
À frente da pesquisa BISC desde 2010, Anna Peliano destaca que a pesquisa deste ano revela um otimismo para os próximos anos, por exemplo, 68% das instituições pesquisadas preveem aumentar os recursos investidos na área social.
Parceria entre GIFE e BISC
Uma grande novidade neste ano, apresentada pela Comunitas no lançamento do relatório, foi a parceria com o GIFE que, a cada dois anos, lança Censo GIFE com o objetivo de apresentar o panorama dos investimentos privados da sua rede de organizações associadas.
Essa parceria permitiu a soma de resultados pesquisa BISC, que atualmente abrange 336 organizações com o Censo GIFE, que conta com 140 organizações, entre institutos, fundações e empresas.
Para André Degenszajn, secretário-geral do GIFE, essa união irá trazer resultados muito importantes para o país. “O BISC e o Censo são as duas pesquisas mais representativas e sólidas referentes ao volume de investimento social do Brasil e sempre estivemos muito próximos, olhando para o mesmo objetivo. O resultado dessa parceria será um número mais próximo da realidade do nosso país”.
A coordenadora da pesquisa BISC revela que o diálogo entre as duas instituições já vem de alguns anos e o processo provocou um debate sobre os conteúdos das questões tratadas nas duas pesquisas.
A oportunidade agora de somar e trazer esse dimensionamento mais global dos investimentos traz novos subsídios para o debate sobre o tema no Brasil.