loading

Pelotas passa a mais uma unidade da Rede Bem Cuidar

A prefeitura de Pelotas reinaugurou, neste sábado (12/12/2015), a UBS Simões Lopes, segundo unidade básica da cidade a integrar a Rede Bem Cuidar, novo conceito de atendimento com foco na prevenção.

A iniciativa integra o Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos.

A UBS foi integralmente reformulada, com o antigo posto sendo transformado em um moderno centro de saúde e bem-estar. A nova unidade foi elaborada em processo de cocriação por servidores e moradores da região.

“Infelizmente, não há recursos para todas as demandas. Apesar disso, entregamos hoje a segunda UBS da Rede Bem Cuidar, que vai transformar a saúde aqui no bairro”, afirmou o prefeito Eduardo Leite durante a reinauguração.

Oficinas periódicas foram realizadas com moradores, usuários, servidores e associações de bairro para ouvir suas opiniões sobre o que atendimento no local. A ideia é transformá-lo a partir de demandas apresentadas pela própria comunidade. A pioneira da Rede Bem Cuidar no município foi a UBS Bom Jesus.

“Além de oferecer uma unidade moderna e qualificada, queremos ofertar um atendimento com carinho, que mude a rotina das pessoas”, destacou a secretária de Saúde, Arita Bergmann.

Serviços disponíveis à comunidade

A partir desta segunda-feira (14), a comunidade contará com serviços de uma farmácia distrital, educador físico, consultório odontológico, parquinho para diversão das crianças, academia de ginástica ao ar livre e horta comunitária.

Também haverá a expansão do Programa Saúde da Família (PSF), com três equipes de atendimento no local, proporcionando ainda cuidados específicos ao idoso, gestantes e crianças.

Além disso, será disponibilizado um totem do Clique Saúde Pelotas, outra iniciativa adotada em parceria com o programa Juntos e que reúne informações sobre serviços municipais oferecidos na cidade.

Durante a reinauguração, o prefeito Eduardo Leite repassou a chave simbólica da unidade a João Segundo, morador do bairro há mais de 60 anos e que atua no conselho local de saúde.

“Nasci aqui no bairro e hoje vejo tantos sonhos sendo realizados. Agora temos que ser fiscais deste espaço, mantê-lo em bom estado”, ressaltou o morador.

Os comentários estão desativados.