loading

Prefeitura do Rio e Columbia Global Center inauguram Hub voltado para questões climáticas

Lançado na semana do Dia da Conscientização sobre Mudanças Climáticas, o Hub será um centro de referência voltado para o fomento de pesquisas para o desenvolvimento de projetos na área

Crédito da Imagem: Acervo Comunitas

Na manhã de ontem (14), a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Columbia Global Center (CGC), braço da Universidade de Columbia no Brasil, lançaram o programa Climate Hub. A iniciativa é inaugurada, justamente, na semana do Dia da Conscientização sobre Mudanças Climáticas (16) e tem como objetivo se tornar uma referência nacional e regional na produção de conhecimento, pesquisa e inovação para atrair talentos relacionados à questão climática no país. 

O evento, que foi realizado no Museu do Amanhã, contou com a participação de diversos representantes dos setores da sociedade, como academia, organizações sociais e representantes políticos, como o diretor do CGC, Thomas Trebat, o prefeito, Eduardo Paes, e a diretora de Gestão e Investimento Social da Comunitas, Patricia Loyola.  

A princípio, o Hub funcionará de forma experimental em seus dois primeiros anos e atuará em quatro eixos principais: programas educacionais, organização de eventos, conexões entre talentos acadêmicos e ações de política climática no Rio, no restante do Brasil e no mundo. A expectativa é que instituições nacionais e internacionais possam somar aos esforços, como “a Fapesp e Faperj, ou o Banco Interamericano, Banco Mundial e Fundação Gates”, exemplificou Trebat.

Além disso, o Hub também oferecerá bolsas de estudos para pesquisadores e cientistas locais para o desenvolvimento de projetos, seja no Brasil, ou na sede da universidade, em Nova York, nos Estados Unidos.

“Temos aqui um grande exemplo de como a cooperação entre a academia e o setor político do Brasil podem dar o pontapé inicial no desenvolvimento de uma economia verde. O Rio de Janeiro, que já faz parte da Rede de territórios da Comunitas, tem assumido a dianteira nos debates sobre a questão climática, implementando um mercado de crédito de carbono, o Bolsa Verde, antes de todo o país. O lançamento de um Hub voltado especificamente para a questão climática vai fomentar avanços importantes na salvaguarda do meio ambiente e no desenvolvimento de uma economia verde, onde o Brasil tem grande potencial para assumir a dianteira”, declarou Patricia Loyola.  

 

Quer ficar por dentro de todas as novidades da Comunitas? Assine a nossa Newsletter e receba nossas novidades em primeira mão!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *