loading

Programa ajudou consórcio a enfrentar crise econômica

O programa Juntos teve grande importância para que Itirapina (SP) e as cidades do consórcio do interior paulista antecipassem medidas fundamentais para o enfrentamento à crise econômica.

Esse foi um dos temas abordados durante Seminário de Acompanhamento de Resultados com gestores de cidades do consórcio, nesta terça-feira (29/09), que apresentou resultados do equilíbrio fiscal.

O encontro, realizado na Câmara de Vereadores de Itirapina, foi o primeiro sem a presença de profissionais da Falconi Consultores de Resultados, parceira técnica da Comunitas no Juntos.

No seminário, foi destacada a importância da manutenção dos encontros mensais, assim como das reuniões internas das prefeituras, mantendo gestores e servidores mobilizados pela boa gestão fiscal.

Além disso, foram apresentados pelas prefeituras os resultados de receitas e despesas de Brotas, Corumbataí, Limeira e São Carlos, além de Itirapina.

De janeiro a agosto, com a arrecadação prejudicada em razão da crise econômica, os municípios estão abaixo da meta para a arrecadação. No entanto, as cinco cidades apresentaram despesas abaixo das metas estabelecidas, ou seja, economizaram mais do que o esperado.

Consórcio

Itirapina contempla um modelo único no Juntos, realizado por meio de um consórcio com mais quatro cidades do interior paulista: Brotas, Limeira, Corumbataí e São Carlos.

Todas participam da frente de Equilíbrio Fiscal, que prevê o crescimento das receitas, sem aumento da carga tributária, e a redução das despesas, sem prejuízo aos serviços oferecidos à população.

Enquanto em Brotas, Limeira, Corumbataí e São Carlos a parceira técnica do programa realizava visitas periódicas, além dos seminários de acompanhamento, a consultoria em Itirapina era permanente e presencial na gestão fiscal. Desde o início de setembro as prefeituras darão continuidade ao projeto sem a consultoria da Falconi e com o apoio da Comunitas.

O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos presente em 12 cidades do país e liderado pela Comunitas.

Os comentários estão desativados.