loading

Teresina é finalista do Prêmio Caixa Melhores Práticas

O programa de urbanização Lagoas do Norte, da prefeitura de Teresina, é um dos finalistas da 9ª Edição do Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local. Na manhã desta quarta-feira (14), a Superintendência da Caixa Econômica Federal (CEF) do Piauí concedeu certificado de reconhecimento ao programa.

A premiação seleciona projetos sustentáveis que provocaram impacto na qualidade de vida nas comunidades em que atuam.

São 35 finalistas, dos quais sairão 20 vencedores, a serem anunciados em 8 de dezembro, em Brasília (DF). Concorrem iniciativas das áreas de habitação, gestão ambiental e saneamento, gestão municipal, desenvolvimento local, inclusão e trabalho social.

O Lagoas do Norte foi apresentado pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho, durante o 5º Encontro de Comitê Gestores do programa Juntos, realizado em julho, em Paraty (RJ).

Lagoas do Norte

O programa de desenvolvimento da zona norte da capital do Piauí é dividido em duas etapas e inclui obras de saneamento básico, drenagem e controle das cheias, sistema viário, infraestrutura urbana, reassentamento de famílias em áreas de risco e a criação espaços de lazer e cultura.

A comunidade é estimulada a participar do processo que, ao final de sua segunda fase, terá 64 mil pessoas beneficiadas com saneamento básico, 18 quilômetros de vias urbanas restauradas, 100 mil pessoas protegidas de enchentes, 500 famílias reassentadas de áreas de risco e 168 famílias em extrema pobreza beneficiadas com melhorias habitacionais.

Melhores Práticas

A cada dois anos, uma comissão com representantes do governo e da sociedade civil é formada pela Caixa Econômica Federal para avaliar projetos sustentáveis que provocaram impacto na qualidade de vida nas comunidades em que atuam.

O objetivo é divulgar experiências bem-sucedidas e estimular que elas sejam replicadas país afora. O prêmio é inspirado no Best Practices and Local Leadership Programme do ONU/Habitat, o Escritório Regional Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos para América Latina e Caribe.

Juntos

O Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é um programa de aprimoramento da gestão e dos serviços público liderado pela Comunitas.

O Juntos está presente em 12 cidades brasileiras. Campinas (SP), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI) e Itirapina (SP) – em modelo de consórcio com Brotas, Corumbataí, Limeira e São Carlos, no interior paulista.

Os comentários estão desativados.