loading

Juntos em Curitiba: “A cidade pode se renovar e, ao mesmo tempo, se manter fiel às raízes”, diz Greca

A reunião foi realizada na sede da Prefeitura de Curitiba

A reunião foi realizada na sede da Prefeitura de Curitiba

Nesta terça-feira (31), o prefeito Rafael Greca se reuniu com os representantes do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, coalizão de líderes empresariais em prol da melhoria da gestão pública no Brasil. A reunião, na Prefeitura, teve a presença de Carlos Jereissati Filho, CEO do Grupo Iguatemi, e de José Roberto Marinho, vice-presidente do Grupo Globo, ambos parte do núcleo de governança do programa. Também participaram parceiros estratégicos, líderes locais, empresários representantes do terceiro setor e secretários municipais.

Os empresários e gestores discutiram questões relativas à governança e boas práticas de gestão pública. Abrindo a reunião, Greca afirmou que pretende modernizar a Prefeitura e torná-la mais ágil. “Quero colocar meu mandato a serviço dessa boa ideia, de que a cidade pode se renovar e, ao mesmo tempo, se manter fiel às suas raízes”, disse o prefeito.

Dentre as ações da Prefeitura, Greca citou o projeto do Vale do Pinhão, iniciativa para revitalizar o bairro Rebouças com incentivo ao empreendedorismo. “O Vale do Pinhão é uma forma de favorecer o coworking, o fablab, um projeto que prevê o incentivo à inovação e desenvolvimento e de um Estado que é leve”, explicou.

José Roberto Marinho destacou a importância do trabalho de planejamento estratégico com ampla participação dos diversos setores da sociedade. “Governar é fazer escolhas. É preciso que a sociedade esteja ciente da situação e que se discuta com elas a prioridades”. O empresário afirmou que o programa tem intenção de contribuir para esse processo. “Colocamos à disposição dos gestores de Curitiba o conhecimento de boas práticas adquirido em outros locais”, completou.

Para Carlos Jereissati Filho, o resultado do encontro foi positivo. “Há o interesse na participação de programas que unem a sociedade civil, a livre iniciativa, à gestão do município, fazendo com que essa gestão continue a evoluir. A gente viu um exemplo claro disso com a apresentação das diretrizes da cidade para o futuro, muito claras e bem definidas”.

Parceiro estratégico do programa, o publicitário Luiz Lara falou sobre a importância da comunicação entre a sociedade e o poder público. “A construção de uma cidade passa pela boa comunicação e engajamento social. O povo de Curitiba é um povo educado, cidadão e é capaz de encontrar soluções para os desafios da cidade”, afirmou.

O presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Jarschel de Oliveira, falou também sobre os desafios do município frente aos problemas orçamentários e de arrecadação.

Apresentação

Os participantes conheceram o Projeto Curitiba 2035, que define a construção de diretrizes de longo prazo, que nortearão as políticas de desenvolvimento da cidade nos próximos 20 anos. O programa foi apresentado pela gerente dos observatórios do sistema Fiep, Marília de Souza.

O Curitiba 2035 é uma das frentes de trabalho desenvolvidas pelo Programa Juntos em Curitiba e tem como objetivo engajar os cidadãos e mobilizar iniciativas pública e privada, bem como a comunidade acadêmica e representantes da sociedade civil, em torno de uma causa comum, com foco no crescimento sustentável das cidades.

Comunitas

O programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável está em diversas cidades brasileiras, dentre elas Curitiba, Santos, Campinas, São Paulo e Salvador, e é uma iniciativa da Comunitas, organização que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do País.

 

Fonte: http://migre.me/vYbjM

Os comentários estão desativados.