loading

Programa Juntos é apresentado a secretários de finanças em Curitiba

Secretários de Finanças e da Fazenda das capitais brasileiras tiveram a oportunidade de conhecer melhor o Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável. O programa e alguns de seus principais resultados foram apresentados durante encontro da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf). O evento aconteceu ontem (23), em Curitiba (PR).

A diretora de Gestão da Comunitas, Patricia Loyola, participou do encontro e abordou os principais conceitos do Juntos e o ineditismo no modelo de governança do programa.

“O Juntos aposta na união entre sociedade civil, iniciativa privada e setor público. E é dessa união que surge seu caráter inovador Não se trata de uma relação impositiva, mas de uma profunda articulação entre diferentes atores”, destacou.

O Juntos é um programa de melhoria da gestão e dos serviços públicos liderado pela Comunitas e presente em 12 cidades do país. Seus projetos são sustentados em cinco pilares de atuação: gestão, inovação, fortalecimento de lideranças, engajamento e um hub de parcerias.

Equilíbrio Fiscal

Curitiba é uma das 12 cidades em que o Juntos está presente. Durante o encontro da Abrasf, o secretário municipal de Planejamento e Administração, Fábio Scatolin, destacou a importância da parceria com o Juntos e resultados obtidos na gestão fiscal.

“Superamos a meta de aumento da receita e redução das despesas, alcançando ganhos de 361 milhões. A meta estipulada era de R$ 238 milhões. Apenas com a otimização de gastos da prefeitura com veículos próprios ou alugados economizarmos R$ 20 milhões em 2015. A meta alcançada permite investir em áreas estratégicas”, afirmou.

O primeiro projeto do Juntos em Curitiba foi a frente de Equilíbrio Fiscal, que busca melhoria nas receitas – sem aumento de impostos – e redução de despesas – sem prejuízo aos serviços públicos.

Atualmente, está sendo desenvolvido o Curitiba 2035, planejamento estratégico da cidade pelos próximos 20 anos. O projeto é uma iniciativa com foco na mobilização e engajamento da sociedade para a construção de diretrizes de longo prazo, que nortearão as políticas de desenvolvimento urbano da cidade nos próximos 20 anos e foi lançado no final de março.

Abrasf

Curitiba recebeu a 2ª Assembleia Geral Ordinária de 2016 da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), entre 22 e 24 de junho. O encontro reuniu técnicos e secretários de finanças das capitais brasileiras com o objetivo de debater e conhecer avanços na administração tributária e financeira.

Os comentários estão desativados.