loading

Projeto de macroestruturação urbana de Santos avança e terá obras entregues em julho de 2024

Área portuária do Parque Valongo será revitalizada para atividades culturais e receberá investimentos privados e federais que totalizam R$ 35 milhões. A iniciativa faz parte de dois projetos que contaram com o apoio da Comunitas para sua criação

Crédito da Imagem: Prefeitura de Santos

A união cedeu, de forma gratuita, a região que abrange as áreas portuárias 4, 5 e 6, fundamental para transformar o centro histórico de Santos em um novo Polo turístico e histórico, já previsto nas ações de Macroestruturação Urbana e no planejamento estratégico do município, intitulado “Santos 500 anos”.  O evento, que contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, do prefeito Rogério Santos e autoridades portuárias, ocorreu no último dia 2. 

A área cedida prevê acesso dos visitantes ao canal do porto. No projeto executivo, o armazém 4 deverá ser integrado ao Parque, tornando-se um espaço para atividades culturais, sob gestão da Prefeitura. Já o espaço entre os armazéns 5 e 6, que não existem mais, será utilizado para área aberta do projeto. Os investimentos previstos para a construção do Parque totalizam R$ 35 milhões, provenientes tanto da iniciativa privada quanto do governo federal. 

“A próxima etapa deste projeto é trazer o terminal de passageiros para o Valongo. Assim, o turista que vier para cá vai poder ver essa revitalização. Santos será o segundo local do Brasil com uma área assim e vamos ampliar isso para outros portos”, afirmou o ministro durante o evento. 

“Na primeira reunião que tive com o ministro, ele falou que iria apoiar a ligação da Cidade com o Porto. Fizemos nossa lição de casa e apresentamos o projeto. Os recursos já estão garantidos e a previsão é de que a obra esteja pronta até julho de 2024”, destacou o prefeito Rogério Santos, que também salientou o papel do Ministério Público para tornar realidade a revitalização da área.

Macroestruturação urbana de Santos

O Santos 500 anos foi uma iniciativa de planejamento estratégico do município que consolidou as vocações e uma visão de futuro para a cidade, reverberando no projeto de Macroestruturação Urbana, ambos construídos com o apoio da Comunitas. A iniciativa chamada de Diretrizes de Macroestruturação Urbana foi realizada em parceria com o escritório de arquitetura Jaime Lerner, e teve como objetivo promover qualidade de vida urbana ao estabelecer norteadores de desenvolvimento pautadas por paradigmas de sustentabilidade, inovação, criatividade, eficiência e solidariedade.

Dentre as iniciativas previstas no projeto de macroestruturação urbana de Santos, podem-se destacar a reforma do Mercado de Santos, que vai integrar outras ações municipais de revitalização da região, como a criação da nova estação do VLT, bem como a Estação das Catraias, que ficarão no entorno do equipamento; e a criação do Parque Palafitas, que prevê a construção de moradias dignas e seguras, acima das águas, em substituição às residências feitas de material que se deterioram com o passar do tempo e estão sujeitas à submersão.

Assine a nossa Newsletter e saiba de todas as novidades da Comunitas em primeira mão!

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *