loading

Projeto do Juntos eleito melhor experiência em saúde no Rio Grande do Sul

A Rede Bem Cuidar foi eleita a melhor experiência em saúde do Rio Grande do Sul de 2015 pelo Prêmio InovaSUS, iniciativa do Ministério da Saúde. A rede – um projeto do programa Juntos – revolucionou a saúde pública na cidade ao elevar o padrão de qualidade, humanizar o atendimento e ampliar o número de consultas e procedimentos. O resultado nacional será divulgado em 12 de julho.

A Bem Cuidar é um novo conceito de atendimento em saúde, com foco na prevenção, que, até o momento, já resultou na reformulação de duas unidades básicas de saúde (UBS) em Pelotas (RS): a Bom Jesus e a Simões Lopes. O projeto foi desenvolvido com a parceria técnica da Agência Tellus.

Essas duas unidades são as primeiras da cidade a contar com serviços informatizados, atendimento psicológico, farmácia distrital, atividades físicas para idosos, horta comunitária e brinquedoteca. Todos os serviços e estrutura física foram pensados pelo processo de cocriação entre servidores e cidadãos.

A fase estadual do InovaSUS 2015 foi aberta a todas as experiências desenvolvidas pelas 497 secretarias municipais de Saúde do Rio Grande do Sul. Ao final, foram homologadas nove experiências no estado e, entre elas, três foram selecionadas para a fase nacional.

Avaliação

O Prêmio InovaSUS2015 é dividido em três fases: homologação; classificação estadual e classificação nacional, quando são eleitos e premiados os 20 melhores trabalhos do País.

Foram aceitas inscrições de ações que se enquadrassem nos seguintes temas: Promoção da Saúde do Trabalhador do SUS; Democratização das Relações de Trabalho no SUS; Combate à discriminação no local de trabalho; Desprecarização dos vínculos de trabalho no SUS e Valorização dos Agentes de Saúde e Endemias.

Os critérios avaliados foram: Inovação; Resultado; Multiplicação; Caráter Educativo; Participação do trabalhador; e Sustentabilidade.

Além da Bem Cuidar, que ocupou o primeiro lugar, a segunda colocação também é de um projeto em Pelotas referente à utilização de mão de obra prisional em reformas de equipamentos públicos de saúde.

Juntos

A Rede Bem Cuidar é um projeto do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos municipais. O Juntos é liderado pela Comunitas e está presente em 12 cidades do país.

Os comentários estão desativados.