loading

Entra na reta final obras na UBS Simões Lopes de Pelotas

Foi iniciada, no mês de agosto, a última etapa das obras de reformulação da UBS Simões Lopes, em Pelotas (RS), com conclusão prevista para novembro. Quando pronta, a unidade passará a integrar a Rede Bem Cuidar, um modelo inovador de atendimento preventivo em saúde criado na cidade por meio do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

As obras em andamento criarão uma nova área de recepção, capaz de absorver 30 usuários sentados, e são financiadas pela Comunitas, organização da sociedade civil que lidera o programa Juntos. A primeira etapa da reforma, finalizada em julho, foi realizada com recursos dos governos municipal, estadual e federal.

Além das adequações do espaço físico, a UBS passará a ser toda informatizada e a contar com equipamentos para Superagentes de Saúde distribuídos em três equipes de Saúde da Família. As três equipes fazem, em média, 3 mil atendimentos mensais.

Os Superagentes visitam os pacientes em suas casas com tablets, que possibilitam o processamento de dados, indicando tendências por região da cidade e alimentando o histórico do paciente.

A Simões Lopes também terá parque infantil, horta comunitária, educador físico, nutricionista e farmácia distrital, assim como as outras unidades da Rede Bem Cuidar.

Para que a reformulação fosse efetuada, foram realizados treinamentos de servidores e oficinas de cocriação, que contaram com a participação da comunidade.

 

Rede Bem Cuidar

 

A Rede Bem Cuidar passou a funcionar no município em janeiro deste ano por meio da UBS Bom Jesus, que reúne serviços inovadores desenvolvidos com participação da comunidade e de servidores da saúde, buscando qualificar o acesso ao atendimento e viabilizar a mudança de conceito de prevenção em saúde. Em 2016, a UBS Guabiroba passará a integrar a rede.

 

A Rede Bem Cuidar é uma das ações do Juntos pelo Desenvolvimento sustentável, programa de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos presente em 12 cidades do Brasil.

Foto: Vanderlei Porto/PMP

Os comentários estão desativados.