loading

Replicabilidade: Por meio da Comunitas, prefeitura de Rio Grande é apresentada ao Sistema de Monitoramento de Projetos do Estado de São Paulo

A ferramenta foi desenvolvida pelo governo do estado com o intuito de acompanhar o Plano de Metas e a evolução dos projetos prioritários

A replicabilidade de iniciativas bem sucedidas de um território para outros, como forma de melhorar a gestão pública, faz parte de um dos pilares de atuação da Comunitas. Seguindo esse preceito, a organização promoveu um encontro, na manhã de ontem (09), entre o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Rio Grande (RS). 

O objetivo do encontro foi apresentar para o município gaúcho o Sistema de Monitoramento de Projetos, ferramenta desenvolvida pelo estado paulista para facilitar o gerenciamento e monitoramento do Programa de Metas, documento que organiza as prioridades da administração estadual em conjunto com as prioridades determinadas pelo Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A Comunitas apoiou o estado na melhoria e acompanhamento do sistema. A plataforma já foi disponibilizada para auxiliar mais de 100 gestões municipais.

Participaram do encontro gestores públicos de ambos os territórios, como o Secretário Adjunto da Casa Civil do Estado de São Paulo, Coronel Edilson Costa, a gestora pública Manuela Carmo e sua equipe, o prefeito de Rio Grande, Fábio Branco e representantes da Comunitas, como o diretor de projetos, Thiago Milani.

A imagem mostra várias pessoas em uma reunião virtual acompanhando uma apresentação

Crédito da Imagem: Acervo Comunitas

A Comunitas apoiou o Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Governo, no acompanhamento das atividades de monitoramento de programas e metas prioritárias feitas pelo Escritório de Gerenciamento de Projetos da administração estadual. O EGP monitorou a gestão de um programa com aproximadamente 116 metas, definidas a partir de 13 objetivos estratégicos e mais de 500 iniciativas (projetos), decorrentes destas metas.  Os projetos monitorados pelo sistema representaram cerca de R$70,3 bilhões em iniciativas do Estado, R$182,3 bilhões em benefícios econômicos e 3,2 milhões de empregos gerados. Atualmente, o sistema de monitoramento está sendo utilizado pela nova gestão estadual para acompanhamento das metas estipuladas para os primeiros 100 dias de governo. 

O trabalho desenvolvido contribuiu para um sistema com informações claras, objetivas e padronizadas, tornou-se essencial na superação dos entraves, na repactuação das prioridades e aplicação de medidas corretivas, bem como na avaliação sobre capacidade das pastas para execução das metas. O sistema de monitoramento garante a comunicação rápida e oportuna de possíveis desvios e organização das informações quanto à execução orçamentária e física das metas. A equipe responsável pelo sistema executa um acompanhamento semanal com todas as secretarias estaduais, garantindo assim a principal funcionalidade da plataforma, isto é, a verificação dos principais avanços  e pontos de atenção nos projetos estaduais para reporte e apoio à tomada de decisão dos líderes das pastas e do governo.

Fique por dentro de todas as novidades da Comunitas! Assine a nossa Newsletter e saiba tudo em primeira mão!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *