A Comunitas e a Prefeitura de Teresina (PI) realizaram, ontem (20), mais uma reunião entre os líderes da Governança. O encontro serviu para apresentar resultados obtidos com a parceria, além de decidir, em conjunto, os futuros passos da cooperação.
Além do prefeito Firmino Filho, e da diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, estiveram presentes na reunião secretários municipais de diversas pastas, e, também, líderes empresariais parceiros da Comunitas, como Bernardo Piquet, da Stone, e João Paulo Neves, da Neoenergia. “Teresina é uma das cidades que estão sempre à frente. O que queremos com a Comunitas é somar esses esforços”, disse Regina.
Uma das pautas da reunião foi o equilíbrio das contas públicas do município. A área conta com apoio da Comunitas desde 2014 – que faz o acompanhamento das ações hoje lideradas pela prefeitura. A equipe da Secretaria de Finanças destacou o plano formulado para redução de despesas e custeio para administração no ano de 2020. O trabalho é composto por 104 ações, entre emergenciais e estruturantes, envolvendo 28 órgãos municipais.
Outro destaque foram as medidas desenvolvidas pela prefeitura para retomada da economia da cidade. Denominado Teresina Competitiva, o projeto visa desenvolver ações segmentadas para melhoria da competitividade nos negócios de serviços de Saúde, Moda e Educação – de uma segura tanto para os empresários, quanto para as instituições e cidadãos.
Por meio da “Iniciativa Cluster”, o Teresina Competitiva pretende ativar a mudança estratégica nas áreas de negócio delimitadas com base na análise de mercado, que resultará no desenvolvimento de diagnósticos, estratégias, plano de ação e governança. A segunda etapa do projeto, adicionará os setores de Construção, Automotores e Turismo.
Além disso, para reativação da economia, a prefeitura pretende realizar atividades como a formação de grupos impulsores, formados por representantes de empresas, instituições comerciais e bancárias; a detecção, por meio de entrevistas, dos principais desafios enfrentados pelo empresariado e quais os caminhos para enfrentá-los (à exemplo da obtenção de crédito e aparatos de logística); e a identificação da demanda de mercado atual e práticas nacionais e internacionais.
Assista: Comunitas reúne prefeitos para debater os desafios das cidades durante a Covid-19
“A área da Saúde, por exemplo, pode ser mais explorada economicamente. Nossa cidade atende pacientes e famílias de sete estados, isso gera renda não só para hospitais e clínicas, mas também para o setor de alimentação e hotelaria”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Raul Lívio, que também apresentou o projeto Teresina THEch, que visa fomentar a inovação como elemento transversal ao desenvolvimento econômico local, por meio de cinco eixos: Startups, Educação, Valley, Maker Investimentos.
Com mais de 90 mil alunos e professores distantes das escolas desde março, a retomada da rede municipal de Educação também teve destaque no encontro. A prefeitura apresentou as diretrizes sanitárias para o retorno presencial das aulas, com medidas que incluem distanciamento social de, pelo menos, 2 metros; disponibilização de materiais de higiene pessoal, como lavatórios, álcool em gel e equipamentos de proteção; protocolos periódicos de higienização dos ambientes; além do monitoramento da saúde da comunidade escolar, com aferição diária da temperatura e testagem dos profissionais e alunos.
Assista: “Quanto maior o tempo fora da escola, maior chance de evasão”
Para elaboração das ações e garantia do retorno seguro às aulas, a Prefeitura Municipal vem desenvolvendo estratégias previamente, à exemplo da instituição de um comitê intersetorial da Secretaria Municipal de Educação, com a participação de membros da Fundação Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Educação; o monitoramento regular da situação epidemiológica da Covid-19 em Teresina; e o diagnóstico da capacidade de atendimento da rede, condições para sua readequação e aquisição dos materiais necessários.
Teresina também estabeleceu diretrizes pedagógicas para o retorno gradual das aulas presenciais, que incluem a adoção de ensino híbrido (aulas presenciais e remotas); a revisão curricular; e a reorganização do calendário escolar e a inclusão do sábado como dia letivo.
As ações para retomada da educação em Teresina foram realizadas com apoio consultivo do epidemiologista e ex-Secretário Nacional de Vigilância do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, por meio do apoio da Comunitas.
“Estamos tomando todos os cuidados para garantir o retorno às aulas seguro para toda comunidade, pois sabemos que são graves os impactos sociais, emocionais e econômicos gerados com as escolas fechadas”, afirmou o prefeito Firmino Filho.
Leia também: Comunitas lança jornada para auxiliar na formulação de planos de governo de impacto
Sem comentários