loading

Rio Grande do Sul dá início à terceira fase do Projeto Envolver RS. Iniciativa conta com o apoio da Comunitas

As atividades do novo ciclo visam integrar equipes, desenvolver lideranças e disseminar valores culturais para impulsionar a transformação positiva no governo estadual

Na foto vemos mãos de v´rias pessoas segurando peças de quebra-cabeça.

Crédito da Imagem: Teamhub

Na última terça (08), o governo do Rio Grande do Sul deu início à 3ª fase do Projeto Envolver – Juntos pela Evolução do RS, iniciativa que tem como objetivo fortalecer a cultura organizacional por meio do aprimoramento das capacidades dos servidores públicos.  

Nesta etapa, o objetivo central das ações é reforçar e consolidar os direcionadores da cultura, ao mesmo tempo em que se promove a conscientização e a disseminação da cultura desejada. Para isso, serão desenvolvidas atividades com o objetivo de promover a integração da equipe de governo, uma reavaliação dos propósitos das secretarias, o desenvolvimento de lideranças e a troca de boas práticas.

Além de representantes da Comunitas, participaram da apresentação do novo ciclo do Projeto Envolver RS a subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Ana Carolina dal Ben, e sua adjunta, Carolina Assmann; e a diretora adjunta de Gestão de Pessoas, Paula Caffarate, e membros do escritório de desenvolvimento empresarial de Betânia Tanure (BTA), parceiro técnico da iniciativa. 

As atividades são categorizadas em desenvolvimento de pessoas, de cultura e de equipes. Os públicos-alvo incluem times de governo, gestores, servidores e equipe de sustentação

Os resultados esperados incluem o fortalecimento das equipes de governo, integração das secretarias, comunicação ágil, disseminação dos direcionadores da cultura, fortalecimento dos gestores como líderes culturais, troca de experiências entre servidores e gestores, e equipes de sustentação mais integradas e preparadas.

“A continuidade e o envolvimento dos servidores e gestores são essenciais para o sucesso do projeto e a realização da transformação cultural desejada na organização estadual. A importância dada à internalização do conhecimento, ao comprometimento com a cultura estadual e ao engajamento dos servidores reflete os principais objetivos do projeto Envolver”, explicou Thiago Milani, diretor de Projetos da Comunitas.

Envolver RS

O projeto, que é apoiado pela Comunitas desde o início de 2021, promove ações para modificar a cultura organizacional com o apoio de gestores e líderes da administração pública gaúcha. A ideia é melhorar a prestação de serviços públicos por meio da valorização e aumento da autoestima dos servidores estaduais.

A primeira etapa do projeto atingiu cerca de 900 gestores com cargos de liderança, para fazer com que eles tivessem a oportunidade de analisar a cultura organizacional e as condições do ambiente de trabalho, bem como os erros e acertos na conduta durante o desempenho da função. Para isso, foi necessário focar na capacitação desses profissionais, com especial atenção ao fortalecimento de comportamentos desejáveis e o enfrentamento de condutas prejudiciais ao andamento das atividades.

Ao longo da segunda fase, cerca de 100 mil agentes públicos do Estado foram impactados por campanhas internas, que incluíram peças de comunicação especialmente desenvolvidas para disseminar a nova cultura organizacional nos principais locais de trabalho desses profissionais. Essas peças visaram facilitar a internalização dos principais pontos a serem aprimorados na interação com o público, bem como a transferência desses conhecimentos para o atendimento direto.

Quer ficar por dentro de todas as novidades da Comunitas? Assine a nossa Newsletter agora mesmo!

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *