loading

Santos: Juntos ajuda a aproximar escola e comunidade

A aproximação entre escolas municipais e a comunidade está sendo bem-sucedida em Santos, por meio do projeto Coordenadores de Pais. Está é a avaliação das mães de alunos que atuam como elo entre família, comunidade e escola, trabalhando junto com os orientadores educacionais.

A ação é desenvolvida pela Fundação Itaú Social, em parceria com a prefeitura, e foi viabilizada por meio do programa Juntos. O Coordenadores de Pais foi implantado na cidade em junho deste ano.

O projeto estimula o envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos, principalmente famílias e comunidades de menor escolaridade e maior vulnerabilidade socioeconômica, bem como intensifica a participação dos pais nos esforços de melhoria do aprendizado. Atualmente há coordenadores em sete escolas municipais.

coordenadores de pais 2

A secretária municipal de Educação, Venúzia Fernandes, falou sobre a importância do programa. “Precisamos estreitar os laços da escola com a família e comunidade, como fator determinante para o sucesso escolar de nossos alunos”, disse em entrevista à revista Santos Educação.

“Acredito no potencial de todos. Busco o aprendizado e descobertas para passar adiante”, diz Elisângela de Araújo Santos, coordenadora de pais da escola Martins Fontes. Ela destaca que há casos de pais que, inclusive, já assistiram aulas ao lado de seus filhos.

A coordenadora de pais da escola Rubens Lara, Maria Aparecida Correia da Silva, ressaltou em entrevista ao site da prefeitura que o acompanhamento próximo aos alunos faltosos resultou em maior frequência escolar.

Juntos

Em Santos, o projeto Coordenadores de Pais é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Comunitas, por meio do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.  A Fundação responde pela metodologia do projeto e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds) é responsável pela execução técnica do programa.

O Juntos é um programa que desenvolve ações de aprimoramento da gestão e dos serviços públicos. O programa possui o eixo Hub de Parcerias, que engaja outras organizações da sociedade civil em favor das cidades onde o programa é desenvolvido.

Os comentários estão desativados.