loading

Teresina convida população para discutir o futuro da cidade

Ao longo dos três dias de duração, o Fórum apresentou projetos e visou fortalecer o engajamento da população teresinense nas decisões da administração municipal.

Com intenção de apresentar os projetos em desenvolvimento para a cidade, além de engajar a população para participar das tomadas de decisão da administração municipal, promovendo reflexões e discussões, a Prefeitura de Teresina (PI) realizou entre os dias 26 e 28 de abril, o Fórum Teresina Participativa.

Durante os três dias do evento, foram debatidas a revisão e atualização do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), instrumento para direcionar o desenvolvimento municipal, e a elaboração do Plano Plurianual (PPA), projeto de lei que define onde serão aplicados os recursos da Prefeitura.

Ao total, foram apresentadas mais de 200 ideias durante os debates presenciais. Entre elas, estão a criação de calçadões e passeios turísticos em diversos pontos da cidade, a profissionalização e capacitação dos jovens da zona rural, fortalecendo a produção agrícola, o incentivo à instalações de serviços no entorno dos terminais de integração e a criação do Observatório Teresina.

Segundo o prefeito da cidade, Firmino Filho, é necessário aprimorar os investimentos públicos, principalmente na atual situação financeira sensível das prefeituras, focando os projetos nas demandas apontadas pela própria população, com eixos na Agenda 2030 – conjunto de diretrizes, desenvolvidas pelas Nações Unidas, nas áreas de Inclusão Social, Qualidade de vida, Sustentabilidade Ambiental, Produtividade Econômica e Governança, que orienta os países à um desenvolvimento mais sustentável.

“Teremos os próximos dias para analisar essas propostas. Tivemos, em todos os eixos, bons níveis de discussões e boas ideias que irão enriquecer tanto o Plano Diretor quanto o PPA. A população atendeu ao chamado da Prefeitura de Teresina e veio dar sua sugestão, veio ajudar a construir os próximos anos da nossa cidade”, afirmou a secretária executiva de Planejamento Urbano, Jhamille Almeida.

A população pode continuar mandando sugestões para o poder público teresinense por meio do Colab, rede social que permite aos cidadãos fiscalizar, propor melhorias e avaliar a qualidade de serviços e instituições públicas.

Com informações do portal da Prefeitura de Teresina.

Juntos em Teresina

Ações de fortalecimento do engajamento da população nas decisões do poder público já vêm sendo realizadas em Teresina, com apoio do Programa Juntos.

Com o Colab, a cidade já atinge mais de 3 mil usuários, com mais de 2,86 mil fiscalizações registradas. Entre as categorias mais citadas estão buraco nas vias, mato alto, limpeza urbana, estacionamento irregular e esgoto a céu aberto.

Saiba mais sobre o Colab e os projetos realizados.

Além disso, mais de 200 projetos já foram propostos, envolvendo diversas categorias, entre elas: pavimentação de via, fiscal de trânsito, lixeira, iluminação pública e tombamento de imóvel. A taxa de resolução já chega a quase 60%, com aumento da capacidade de resolução aumentando a cada mês.

Já por meio da Teresina e-você, plataforma digital de inovação, mais de 30 mil pessoas participaram da consulta que convidou os jovens a apresentar sugestões de políticas públicas focadas no combate à violência na região do Parque Lagoas do Norte. Foram selecionados dez projetos para serem executados, que tiveram o investimento de R$ 5 mil cada para a implementação da ideia e serão geridos pela instituição Madre Juliana. Além disso, cada um dos jovens que os propuseram as iniciativas receberam R$ 1 mil.

Conheça mais sobre as ações desenvolvidas pelo e-você.

Foto: Prefeitura de Teresina

Os comentários estão desativados.