loading

Teresina relata o que tem feito para melhorar a Segurança Pública

IMG_4101 IMG_4111

Com uma visão constitucional sobre o papel da segurança pública, o secretário de planejamento de Teresina, Washington Bonfim, relatou,  no 8º Encontro de Comitê Gestor, o que a cidade tem feito, com o apoio do Juntos, para diminuir o índice de violência na cidade e, principalmente, na região Lagoas do Norte. O evento é  realizado pela Comunitas com a participação de representantes públicos de municípios que integram o programa Juntos e tem como objetivo fomentar a troca experiências sobre os desafios e os sucessos vivenciados na administração pública.

O secretário contou quais os objetivos do projeto e como foi feito o diagnóstico participativo, com o levantamento de dados socioeconômicos, realização de audiências públicas e entrevistas com gestores municipais, estaduais, sociedade civil e representantes das polícias civil e militar. Para auxiliar nesse processo, a prefeitura contou com a consultoria do Fórum Brasileiro de Segurança. “Falar em segurança não é somente tratar da Guarda Municipal, é priorizar o território”, frisou Renato Lima, representante da organização.

Na opinião dele, um dos desafios enfrentados pelas cidades é justamente a gestão da área que deveria prever mais do que a atuação das polícias e da Guarda Civil. “É preciso pensar em novas narrativas sobre o papel dos municípios na segurança pública”, complementou. Para o secretário de segurança pública de Santos, Sergio Del Bel, existe uma indefinição constitucional sobre o papel da segurança pública. “A atuação deve fomentar espaços urbanos seguros”, comentou.

 

Uma das iniciativas desenvolvidas na cidade nesse processo de combate à violência é o Teresina e-você, uma plataforma colaborativa desenvolvida em parceria com a Agência Tellus, que convidou jovens a apresentarem sugestões de políticas públicas focadas no combate à violência na região do Parque Lagoas do Norte.

As dez propostas mais votadas receberam R$ 5 mil cada para o desenvolvimento da ação. Além disso, os jovens que propuseram as ações receberam R$ 1 mil cada. Os recursos foram disponibilizados à prefeitura pelo Banco Mundial. Dentre os projetos aprovados está o Parkour Kids, brincadeira em que os praticantes percorrem um caminho cheio de obstáculos de forma rápida e segura. A atividade desenvolve confiança, habilidades motoras de crianças e adolescentes.

Encontro de Comitês Gestores

Realizado periodicamente, o encontro tem o objetivo de fortalecer a rede de gestores públicos engajados e comprometidos com a busca pela melhoria dos serviços públicos entregues aos cidadãos e proporcionar um espaço de troca e disseminação de boas práticas e iniciativas inovadoras.

Os comentários estão desativados.