loading

Votação do Orçamento Participativo de Santos encerra no próximo domingo

Encerra no próximo domingo (31) a votação on-line do Orçamento Participativo (OP) de Santos, em que a população pode decidir quais obras ou serviços públicos receberão R$ 10 milhões de investimento no ano que vem. A escolha está dividida em cinco regiões administrativas: Área Continental, Morros, Região Central e Histórica, Zona Noroeste e Zona da Orla e Intermediária e segmentadas pelas áreas de educação; saúde; assistência social e cidadania; cultura e esportes; e infraestrutura e serviços públicos.

Em cada área, há opções de destinação para os recursos públicos. Assim, o munícipe pode votar em até cinco ações entre 92 obras e serviços sugeridos. Ana Paula da Silva Oliveira, 39, prestadora de serviço da Prefeitura, que participa da captura de votos convida a população para colaborar. “Eu achava que o nosso papel era apenas na eleição. Hoje sei que podemos ir além e contribuir para melhorias na cidade. É fundamental votarmos, até mesmo para que possamos cobrar uma administração mais eficiente do poder público. Às vezes, as pessoas acham que a participação delas é pequena, mas com a adesão de todos, pode se tornar algo grande”, avalia.

Assim como Ana Paula, muitos munícipes ainda estão se acostumando a contribuir com o orçamento participativo, porque ainda é uma novidade na cidade. Após um hiato de quase duas décadas, Santos voltou a realizar a votação em 2103. Segundo a última prévia, foram computados 8,5 mil votos até o momento. A votação do OP via Colab é uma iniciativa da prefeitura, por meio da Ouvidoria Pública Municipal e das secretarias municipais de Finanças e Comunicação e Resultados e do Programa Juntos.

“Diferentemente dos últimos anos, que fomos mais reativos e não conseguimos os resultados esperados, neste ano temos proporcionado várias formas e locais de votação para que a população participe. Com isso, conseguimos atingir todos os bairros e públicos de todas as idades”, ressalta Flávio Jordão, ouvidor da prefeitura.

Para participar, basta se cadastrar no Colab.re, no site http://www.colab.re/BR/SP/Santos ou baixar o aplicativo disponível no Google Play e no App Store, e informar nome completo, e-mail e CPF.  O Colab permite à população fiscalizar, acompanhar e avaliar os serviços públicos, assim como propor soluções para melhorar a cidade.

A votação também pode ser realizada nas escolas abaixo:

UME Oswaldo Justo (9h às 15h) – Rua Ana Santos, 125, bairro Chico de Paula.

UME 28 de Fevereiro (9h às 17h) – Rua Flamínio Levy, 1051, bairro Saboó .

UME Professora Terezinha de Jesus Siqueira Pimentel ( 9h às 17h), Rua São Roque, s/n – bairro Morro São Bento.

UME Magali Alonso (8h às 10h e 14h às 15h) – Rua São João, s/n , bairro Morro São Bento.

Os comentários estão desativados.