loading

Walter Baethgen: “é necessário encontrar formas de mitigar os impactos da mudança climática e meios de financiar essas ações”

Encontro online com o professor da formação Clima e Economia Verde destaca a importância de financiamento de ações concretas para mitigação e adaptação de eventos extremos da crise climática

Crédito da Imagem: Universidade de Columbia

Cerca de 43 alunos da formação de Clima e Economia Verde participaram da primeira aula ao vivo, na tarde da última sexta (07), com o professor e cientista de pesquisa sênior, diretor do programa de pesquisa regional e setorial da Columbia Climate School, Walter E. Baethgen. O encontro marcou o encerramento do primeiro módulo da formação, “Fundamentos da Crise Climática”.

A formação Clima e Economia Verde é um projeto realizado a partir de uma parceria entre a Comunitas e o Columbia Global Centers | Rio de Janeiro, braço da Universidade de Columbia no Brasil, com o objetivo de levar conhecimento de qualidade com foco em desenvolvimento sustentável para lideranças públicas. 

Ao todo, foram selecionados 50 líderes, entre secretários e outras lideranças públicas, de 20 secretarias de meio ambiente de todas as regiões do Brasil para participar da formação, que vai durar cinco semanas e abrangerá temas fundamentais para o enfrentamento de desafios atuais, como a crise climática, descarbonização energética e a importância do saneamento na gestão de resíduos e manejo de água. 

“Para mim, é uma honra ter essa interação com as pessoas que estão na linha de frente das mudanças que podem ser implementadas”, declarou Walter.

Os fundamentos da crise climática: conclusão do módulo

O encontro, que teve duração de 1h, foi um espaço de perguntas e respostas, em que os participantes da formação puderam esclarecer dúvidas com o professor Walter, bem como trocar experiências entre si. 

Ao longo de todo o encontro, o professor salientou a importância de abordar a mudança climática de forma prática e com base em evidências científicas. Além disso, ele também apontou a necessidade de se criar métodos robustos para avaliar os impactos ambientais das atividades produtivas, com apoio de órgãos de pesquisas, bem como distinguir medidas reais de estratégia de marketing, como é o caso do greenwashing. 

Outro ponto destacado por Walter trata da necessidade de saber lidar com eventos climáticos extremos e a importância de financiar sistemas de alerta e de adaptação. “Estudos já apontam que eventos climáticos extremos, a exemplo de grandes secas, chuvas intensas e etc, serão cada vez mais frequentes e com maior intensidade”, explicou ele. “Portanto, é necessário encontrar formas de mitigar os impactos da mudança climática e meios de financiar essas ações”. 

Por fim, o professor também destacou a relevância de conectar a mudança climática com a agenda política atual, aproveitando as linhas de financiamento disponíveis para implementar ações concretas hoje. 

 

Acompanhe todas as novidades da trilha de Clima e Economia Verde. Assine a nossa Newsletter agora mesmo!

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *