Na última sexta-feira (19), foi a vez de Januario Montone participar do webinário realizado exclusivamente na Rede Juntos – plataforma digital de troca de conhecimento em gestão.
Ex-secretário municipal de saúde pública (2007-2012) e de gestão (2005-2007) de São Paulo, Montone, atualmente, é palestrante, consultor de Projetos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), sócio-diretor da consultoria Monitor Saúde e líder da organização do Instituto INOVA Saúde.
Com o tema “Atenção Básica e os Desafios da Inovação na Saúde Pública”, Montone abordou a atual conjuntura da saúde pública no Brasil, a crise atual, os desafios que setor enfrenta e o papel do ativismo governamental e da inovação na criação de serviços públicos de saúde eficientes.
“A saúde hoje enfrenta uma série de restrições. A primeira corresponde a um problema de sustentabilidade, simbolizado pela diminuição de repasses e pelo aumento de despesas derivados de emendas parlamentares. A segunda corresponde a um problema de governança, simbolizado pela fragmentação de recursos e decisões na esfera pública. E, finalmente, a terceira corresponde à crise política que enfrentamos atualmente”, explica o especialista.
Segundo Montone, o Brasil gasta pouco com a área da saúde, e o valor gasto é aplicado imprecisamente – fato preocupante em um cenário onde apenas 25% da população possui cobertura dupla (SUS e privada) e a maior parte depende direta e exclusivamente do Sistema Único de Saúde.
Ele continua, “o problema dos gastos não está apenas no volume dos recursos, mas no destino dos mesmos. Pela lei, a porcentagem mínima para os gastos com saúde nos estados deve ser de 12% – e a média nacional corresponde a 14%. Já nos municípios, essa porcentagem sobe para 22% em média, sendo que o mínimo previsto por lei é de 15%. O problema, portanto, está no destino desses recursos: sua maioria vai para pagar pessoal”.
Tendo isso em vista, o especialista considera que as soluções para esses entraves à melhoria da saúde pública são: melhorar a qualidade dos gastos, melhorar a gerência, realizar mais parcerias e investir novos recursos para novas soluções.
Durante o webinário, Montone também apresentou projetos bem sucedidos de inovação em saúde pública, como a Rede bem Cuidar, em Pelotas (RS), iniciativa desenvolvida com apoio do Programa Juntos, que uniu servidores e cidadãos para cocriarem um serviço de alto atendimento no sistema municipal de saúde.
Assista o webinário completo clicando aqui.
Confira abaixo os próximos webinários da plataforma digital Rede Juntos:
02/06 – 10h | Saúde Pública em Tempos de Crise
Januario Montone | Palestrante, Consultor de Projetos da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), Sócio-Diretor da consultoria Monitor Saúde, Líder da organização do Instituto INOVA Saúde. Foi secretário municipal de saúde pública (2007-2012) e de gestão (2005-2007) em São Paulo.
Clique aqui para confirmar presença.
13/06 – 18h | O Aprendizado para Resultados no Serviço Público
Gilberto Porto | Diretor do Instituto Publix e professor associado da pós-graduação na FGV, na Fundação Dom Cabral e demais escolas de governo.
Clique aqui para confirmar presença.
*Fique atento: a programação será sempre atualizada nesse link.