loading

#210anosPelotas – Confira quatro ações realizadas pela Comunitas na cidade gaúcha

Em celebração ao aniversário de 210 anos de Pelotas, a Comunitas relembra quatro ações que marcaram a gestão pública do município

 

Imagem da fachada do teatro Sete de abril. Ele é amarelo claro, tem um vitral, janelas e portas grandes.

Crédito: Prefeitura de Pelotas

Pelotas é uma cidade do Rio Grande do Sul que pode ser considerada jovem, com 210 anos completos hoje (07). Apesar disso, o município gaúcho vem desenvolvendo ações locais que marcaram a gestão pelotense como inovadora, inspirando projetos em outras cidades Brasil afora.

A parceria entre a Comunitas e Pelotas foi iniciada em 2013 e, ao longo dos anos, a Comunitas apoiou a gestão local no desenvolvimento e implementação de três importantes cases, com projeção nacional. Além disso, também apoiará o município na criação de um projeto-piloto na área de gestão de pessoas no setor público.  

Em celebração à data, a Comunitas preparou uma lista para falar desses importantes projetos, que marcaram tanto a organização, quanto a cidade, e trouxeram melhores condições de vida para a população pelotense:

1. Rede Bem Cuidar
A Prefeitura de Pelotas tinha como objetivo estabelecer um novo padrão de atendimento na rede pública de saúde que fosse capaz de tornar o serviço mais humanizado. Além disso, o município buscava engajar tanto servidores, quanto usuários para compartilhar experiências e participar ativamente da construção do projeto. A ideia principal era reduzir as filas de espera, dar condições estruturais para unidades e equipes, além de investir em ações preventivas.

O projeto, que foi cocriado em parceria com a Comunitas, começou com a reformulação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Jesus, a primeira unidade da Rede a ser implementada em 2015. Assim, o centro médico passou a contar com serviços informatizados, atendimento psicológico, farmácia distrital, atividades físicas para idosos, horta comunitária e brinquedoteca. O número de consultas e atendimentos aumentou em 50%.

A iniciativa deu tão certo que foi ampliada para mais duas UBSs da cidade, respondendo pelo atendimento primário de mais de 6 mil pessoas. Além disso, a experiência da Rede Bem Cuidar fez com que a gestão pelotense ganhasse dois prêmios em 2016: o internacional do Center for Active Design, organização sem fins lucrativos de Nova Iorque (EUA) que reconhece iniciativas de engajamento e transformação de comunidades através do design; e o InovaSUS, do Ministério da Saúde, na categoria experiência implementada, cuja iniciativa foi eleita a 2ª melhor experiência em saúde do Brasil em 2015.

 

Arte com fundo roxo e letras branca e azul em que lê "É gestor público? Acesse a cartilha completa do projeto Rede Bem Cuidar e inspire-se! Clique aqui"

2. Pacto Pelotas pelas Paz
O Pacto Pelotas pela Paz é um conjunto de estratégias desenvolvidas para redução da criminalidade a partir de ações movidas por toda a sociedade no município. Antes de ser implementado, a cidade de Pelotas teve um aumento acelerado e constante do número de homicídios, que chegou a 488% em 2015, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS).

A Comunitas deu início ao trabalho no município gaúcho com um detalhado diagnóstico da situação de violência. Simultaneamente ao diagnóstico, foram realizadas atividades de engajamento, planejamento e implantação dos projetos juntamente às autoridades de instituições públicas locais, como Brigada Militar, Polícia Civil, Poder Judiciário, Ministério Público e Universidades; gestores e servidores das Secretarias  municipais de proteção social, como Saúde, Educação e Desporto, Cultura e Assistência Social, além de centenas de lideranças comunitárias, empresários, membros e associações culturais.

Em 2021, o município comemorou a redução de mais de 73% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). Pelotas saiu do índice de 34 homicídios por 100 mil habitantes, em 2017, para 9 homicídios a cada 100 habitantes em 2021. Como parâmetro de comparação, a média nacional é de 31,1 para 100 mil habitantes.

Arte com fundo roxo e letras branca e azul em que se lê "Conteúdo para gestores públicos. Veja como o Pacto Pelotas pela Paz reduziu a violência na cidade gaúcha. Acesse"3. Sispaz
Em nova fase do projeto Cada Jovem Conta, a Prefeitura de Pelotas (RS) apresentou a plataforma Sispaz, desenvolvida com o apoio da Comunitas. A ferramenta é um instrumento digital de gerenciamento de informações que interliga diversas secretarias do município e integra o eixo de Prevenção Social do Pacto Pelotas pela Paz, programa desenvolvido há mais de 5 anos, também com o apoio da Comunitas.

O Sispaz permite a gestão individual de casos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco para a violência. Pela plataforma, as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social de Pelotas realizam o monitoramento integrado de cada família, facilitando e agilizando o cuidado em rede.

O sistema permite que toda a rede integrada ao Sispaz se mantenha informada dos acompanhamentos realizados com as famílias. E os indicadores são calculados automaticamente, viabilizando o monitoramento da frequência escolar dos estudantes. Dessa forma, é possível identificar quais alunos estão em maior situação de risco e precisam de mais atenção por parte da rede de apoio de Pelotas.

4. Ações de valorização do servidor municipal [em breve]
No começo do ano, Pelotas foi um dos municípios selecionados para participar da Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público, projeto desenvolvido pela Comunitas em parceria com a Fundação Lemann. O programa visa apoiar seis municípios, ao longo de 8 meses, a desenvolverem soluções inovadoras para desafios na área.

Com quase dez mil servidores, o objetivo de Pelotas é focar em ações que valorizem o servidor para promover maior engajamento dos profissionais. Portanto, o município vai implementar um programa de progressão de carreira do servidor a partir de avaliações de desempenho. 

Para isso, a equipe de Pelotas escolheu prototipar, durante a Jornada, uma metodologia de avaliação de desempenho vinculada à bonificação por produtividade e tempo de carreira, para que gestores e servidores possam qualificar os serviços da prefeitura.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *