Representantes dos setores público e privado, além de lideranças da Comunitas analisaram os avanços e discutiram os próximos passos do município paulista
Lideranças da Comunitas e representantes do Núcleo de Governança da organização realizaram, no dia 22, mais uma Reunião de Governança com membros da prefeitura de Campinas (SP) para debater os principais resultados da gestão dos últimos três meses.
No encontro, foram debatidos os avanços das principais ações que contaram com o apoio da Comunitas, a exemplo da gestão dos ativos imobiliários do município, a parceria firmada recentemente com o A.C. Camargo Cancer Center, com foco no apoio ao tratamento oncológico na Rede Municipal de Saúde, e os resultados da cidade paulista ao longo de sua participação na Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público, iniciativa liderada pela Comunitas, em parceria com a Fundação Lemann, que apoiou seis prefeituras a buscarem soluções criativas para seus desafios na área de gestão de pessoas.
Participaram do encontro o prefeito de Campinas, Dário Saadi; o secretário de Governo, Michel Abrão Ferreira; o secretário de Justiça, Peter Panutto; o secretário adjunto de Finanças, Maurício Capanelli; o secretário de Saúde, Lair Zambon; o diretor-presidente do Hospital Dr. Mário Gatti, Sérgio Bisogne; a secretária adjunta de Planejamento e Urbanismo, Marcela Pupin; e a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira.
Também compareceram à reunião os representantes do A.C. Camargo Cancer Center, como o diretor-geral da entidade, Dr. Victor Piana de Andrade; a diretora do Departamento Jurídico, Relações Institucionais e Sustentabilidade, Luciana Spring. Representando a Comunitas, participaram do encontro lideranças como a diretora-presidente da organização, Regina Esteves, e o diretor de Projetos, Thiago Milani, além dos Membros do Núcleo de Governança: Carlos Jereissati, do Grupo Iguatemi, e Luiz Ildefonso Simões Lopes, da Brookfield.
Gestão de ativos imobiliários
A iniciativa, que conta com o apoio da Comunitas, tem como objetivo oferecer suporte legal para que o município possa gerir imóveis, terrenos e lotes inativos de forma a gerar tanto economia quanto receita para Campinas.
Inicialmente, o projeto visa analisar algumas áreas públicas para posterior envio destes imóveis ao Instituto de Previdência do Município de Campinas – CAMPREV. Entretanto, será necessário criar um comitê para atuar especificamente na busca desses imóveis inativos. Também já foram iniciados os estudos referentes à modelagem econômica desses ativos.
Para que o projeto seja bem sucedido, três fatores são de fundamental importância: documentação completa dos imóveis, clareza sobre o tempo de licenciamento e seus valores comerciais.
Parceria com A.C. Camargo Cancer Center
Campinas foi uma das cidades selecionadas para participar de um projeto-piloto do A.C. Camargo Cancer Center, o qual visa fazer um diagnóstico completo da situação atual da rede municipal de atendimento oncológico para, posteriormente, atuar sobre a prevenção dos casos e melhoria da atenção básica a estes pacientes.
A princípio, apenas Campinas e Santos participam da iniciativa, com objetivo de melhorar a gestão pública do tratamento oncológico e fornecer apoio especializado à gestão assistencial e operacional de tais serviços.
Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público
O Programa, que foi concluído em novembro, apoiou seis cidades a criarem e pilotarem soluções criativas na área de gestão de pessoas. Com encontros semanais, a Jornada teve duração de nove meses e possibilitou que as cidades de Campinas, Ribeirão Preto (SP), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Niterói (RJ) e Pelotas (RS) recebessem acompanhamento para identificar desafios, idear soluções, desenhar e implementar projetos-pilotos que buscassem resolver desafios presentes na gestão do corpo de servidores municipais. Para isso, as equipes das prefeituras contaram, também, com a orientação de mentores da Rede Comunitas.
Ao longo da Jornada, Campinas criou o Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas, mas não apenas isso. A cidade também desenvolveu o programa “Lidera”, mentoria para lideranças públicas e o “Prêmio Gente que Inova”, com objetivo de reconhecer a dedicação dos servidores públicos ao trabalho desempenhado.
Para Regina Esteves, diretora presidente da Comunitas, o aprimoramento dos servidores no setor público é um enorme desafio para o gestor. “Por isso, um laboratório de inovação da gestão pública voltado exclusivamente para o desenvolvimento profissional dos funcionários públicos é tão inovador”.
Assine a nossa Newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Comunitas!
Sem comentários