loading

Comunitas e A.C. Camargo Cancer Center unem esforços para apoiar o tratamento oncológico em municípios

A parceria entre as duas instituições tem o objetivo de atuar, inicialmente, na melhoria da rede oncológica de Santos e Campinas

A foto mostra três pessoas, sendo dois homens e uma mulher, posando para a foto após a assinatura de um contrato

Crédito: Acervo Comunitas

Na manhã de hoje (27), a Comunitas e a A.C. Camargo Cancer Center assinaram um termo de parceria para apoiar os municípios paulistas de Santos e Campinas na melhoria das suas redes oncológicas. O documento foi assinado pela diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, e o diretor de Projetos, Thiago Milani, e os conselheiros do centro médico, Ademar Lopes e José Hermílio Curado, foram as testemunhas. Além disso, a equipe da Comunitas também participou de uma visita guiada para conhecer os espaços e o complexo de pesquisas oncológicas. 

Participaram do encontro o líder do Núcleo de Governança da Comunitas, Carlos Jereissati, bem como representantes do Conselho Curador do A.C. Camargo Cancer Center, a exemplo de José Ermírio de Moraes Neto, além do corpo diretor da Comunitas, como a diretora-presidente, Regina Esteves, a diretora de Gestão e Investimento Social, Patricia Loyola, a diretora de Relações Institucionais, Ronyse Pacheco, o diretor de Projetos, Thiago Milani, e a diretora de Comunicação, Conhecimento e Inovação, Dayane Reis. 

Projeto

Nesta primeira etapa, o trabalho consiste em realizar um diagnóstico das redes oncológicas dos municípios mencionados. O objetivo é melhorar a gestão pública no setor e fornecer um apoio especializado no que tange à gestão assistencial e operacional dos serviços oncológicos públicos localizados nas cidades em questão. 

A partir dos aprendizados obtidos com as experiências implementadas em Santos e Campinas, o objetivo é expandir esses pilotos para outros municípios do Brasil, promovendo a melhoria da rede oncológica no país. O A.C. Camargo Cancer Center também irá transferir tecnologia e conhecimento para os municípios paulistas, apoiando-os nas áreas de pesquisa, prevenção e tratamento

Parceria consolidada

A parceria com a A.C. Camargo Cancer Center é derivada da pandemia, momento no qual a instituição apoiou a Comunitas com a doação de 60 respiradores para hospitais públicos Brasil afora. A organização também ofereceu todo aparato técnico, o que permitiu à Comunitas ter uma atuação de destaque no enfrentamento da crise sanitária. 

Para Regina Esteves, a celebração da parceria não poderia ter acontecido em melhor hora, visto que, atualmente, de acordo com dados do governo federal, existem aproximadamente 1.4 milhão de pessoas no país passando pela angústia de um tratamento oncológico. “Eu nunca vou cansar de repetir que, sem a parceria entre os setores público e privado, será muito difícil melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. E o A.C. Camargo Cancer Center se juntando à causa para melhorar a saúde pública do Brasil é um exemplo muito importante de uma parceria que tem tudo para ser exitosa”.

Carlos Jereissati faz coro à fala de Esteves e emenda que “a gente precisa estar próximo [do setor público] e precisa trabalhar em conjunto com eles. Abastecê-los de capacidade técnica, de boas ideias e de formação de lideranças”, declarou.

Muito mais que um hospital

Para combater uma das enfermidades mais antigas do mundo, é necessário expertise. É necessário ser mais do que apenas um hospital. O A.C. Camargo Cancer Center vem atuando em diversas áreas ao longo dos anos, em especial ao direcionar esforços para realização de pesquisas, desenvolvendo tecnologias e ampliando conhecimentos para ajudar pessoas em seus tratamentos oncológicos.

“Não somos só um hospital, somos um centro de oncologia (…) e poderíamos chamar isso de modelos de cancer center – o objetivo é de educar, porque quando eu tenho uma pesquisa boa, eu acredito que a minha assistência tem mais excelência”, declarou o presidente do Conselho Curador do A.C. Camargo Cancer Center, João Ermírio de Moraes Neto.

 

Arte com o fundo azul com a frase "Assine a nossa Newsletter e não perca nenhum conteúdo"

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *