loading

“A melhor forma de conduzir um governo é focar a energia em construir o novo, e não em destruir o velho”, afirma governador Eduardo Leite durante live da Comunitas

Quais serão os principais desafios dos próximos prefeitos brasileiros? Quais os caminhos para enfrentá-los? Como montar um plano de governo alinhado com a realidade?

Para responder essas, entre outras questões, a Comunitas reuniu em uma conferência digital o atual governador do Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Pelotas, Eduardo Leite; o prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Jonas Donizette; e o diretor superintendente no Sebrae de São Paulo, Wilson Poit. A mediação foi do cientista político Fernando Schüler.

“O intuito desse encontro é oferecer inspiração para os mais de 500 candidatos e candidatas que assumiram o compromisso de construir o futuro da gestão pública mais eficiente, por meio da Jornada para Futuros Prefeitos desenvolvida pela Comunitas”, explicou Regina Esteves, diretora-presidente da organização, durante abertura da conferência.

Quando o assunto é planos de governo, Jonas Donizette considera essencial, além de escuta à população, o conhecimento das características locais. Para o prefeito, que está no segundo mandato, uma administração não pode ser estática, pois os desafios são mutáveis, exigindo do gestor visão ampla e dosagem das prioridades.

“Uma liderança pública precisa entender e investir na vocação econômica da cidade, por exemplo, pois cada região é diferente entre si. É indispensável, também, inovar na administração. Quando digo inovação, não é necessariamente digital – inovar significa fazer a mesma coisa, de forma diferente e com resultado melhor”, considera.

Para Eduardo Leite, liderança parceira da Comunitas desde sua gestão em Pelotas, a eleição serve para estimular a esperança de um futuro melhor para a população, porém é fundamental que o candidato faça isso com realismo e sensatez. Além disso, o gestor declarou que é essencial que o candidato aproveite o processo eleitoral como oportunidade de compartilhar e validar junto à população como será, efetivamente, o futuro governo, e quais pautas vão guiar seu mandato.

“A melhor forma de conduzir uma administração é focar a energia em construir o novo, e não em destruir o velho. Quem tem a intenção de entrar para o mundo público precisa de muita paciência e diálogo, para entender a posição e o contexto em que o outro vive, e, a partir disso, convergir uma agenda comum para o local”, disse o chefe estadual gaúcho.

Com experiência em empreendedorismo, Wilson Poit indicou caminhos para que os futuros prefeitos avancem economicamente a cidade. Para ele, é preciso trabalhar em cima das vocações do município, analisando qual a cadeira local e desenvolvendo as tendências para o futuro.

Além disso, o especialista elencou ações que considera despercebidas pelos gestores públicos. “A prefeitura precisa, por exemplo, verificar imóveis de sua propriedade que estão abandonados e passá-los para a iniciativa privada, sem causar prejuízo para a população. A liderança também pode realizar as compras públicas junto aos comerciantes locais, circulando o dinheiro dentro da própria cidade. Para um bom governo é preciso focar em solução, não no problema”, acredita.

 

Clique aqui e participe da Jornada para Futuros Prefeitos – uma iniciativa da Comunitas, com apoio da Frente Nacional de Prefeitos e certificação do Columbia Global Centers l Rio de Janeiro, escritório da Universidade de Columbia no Brasil. 

 


 

Clique e assista ao debate completo:

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *