loading

Ananindeua (PA) apresenta plataforma ANANIN Digital para a Comunitas

O sistema, que surgiu com o objetivo de modernizar a gestão municipal, foi desenvolvido a partir de um desdobramento da frente de Planejamento Estratégico apoiada pela Comunitas

Representantes da Comunitas se reuniram com integrantes da prefeitura de Ananindeua para conhecer a plataforma ANANIN Digital, que foi desenvolvida a partir de um desdobramento da frente de Planejamento Estratégico apoiada pela organização no município paraense. O encontro, que aconteceu no último dia 04, teve a participação do secretário de Administração, Thiago Matos, e do representante da área de TI da mesma secretaria, Airton Mesquita. 

A plataforma ANANIN Digital surgiu com o objetivo de modernizar a gestão municipal, além de constituir um importante canal de comunicação entre a administração pública e a população. Ananindeua foi buscar inspiração em visita a Niterói, promovida pela Comunitas por intermédio da Rede Juntos, para que fossem identificadas as necessidades e ideias para o termo de referência. O aplicativo Colab, de engajamento popular, também foi uma inspiração.

O sistema começou a ser usado em fevereiro deste ano e, com três meses de implementação, várias inovações já foram realizadas. Uma das transformações feitas foi a possibilidade de realizar todos os processos de Ananindeua em um único lugar, a exemplo da tramitação dos processos internos, comunicação com o cidadão (solicitações online) e realização de serviços online para a população. 

Para facilitar a navegabilidade, a plataforma foi pensada para usar o conceito das redes sociais, deixando a experiência do usuário ainda mais intuitiva. É possível fazer juntada de processos com hashtag (#) e marcar outro usuário com @.

Em pouco mais de 90 dias, a plataforma gerou aproximadamente 77 mil documentos eletrônicos, evitando 424 mil impressões, o que representou uma economia para o município de R$ 370 mil nesse período. A projeção é que o sistema gere uma economia de R$ 2 milhões por ano para Ananindeua. 

A preservação do meio ambiente e a redução de gastos com a máquina não são as únicas vantagens do processo eletrônico. O tempo de tramitação dos processos caiu pela metade, devido à padronização do fluxo processual e pelos modelos de documentos armazenados no sistema, que facilitam a vida do usuário. Dessa forma, todos os processos se tornaram mais transparentes.

Thiago Milani, diretor de Projetos da Comunitas, acredita que o conceito de governo digital é vantajoso em vários aspectos. “O conceito de governo digital, além de inovador, promove uma gestão muito mais eficaz e conectada com o cidadão, proporcionando uma melhor comunicação interna e externa, e reduzindo gastos públicos. Além disso, também possibilita a transparência da administração, o que é interessante para todo mundo. Tanto para o governo, que ganha em credibilidade, quanto para a população, que se sente mais amparada”. 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *