loading

#AniversárioComunitas – Confira 11 vezes em que a Comunitas foi premiada

Ao longo de 22 anos, a Comunitas recebeu diversos destaques, tanto nacionais quanto internacionais, por sua atuação junto ao setor público 

A foto mostra um troféu com base preta, fundo transparente e, no centro, um selo em azul com letras amarelas e brancas, em que se lê "Mérito CONSAD de Gestão Pública 2022". Acima, em branco, dentro do selo, vemos o logo da CONSAD

Hoje (19), a Comunitas completa 22 anos. Criada com o objetivo de qualificar os investimentos sociais privados e elevá-los aos padrões internacionais, a organização se especializou em modelar e implementar parcerias entre os setores público e privado para melhorar a qualidade dos serviços públicos e, por sua vez, da população. 

Com mais de 400 frentes de projetos realizados nas mais diversas áreas da administração pública ao longo dos anos, a metodologia de atuação da Comunitas alia pioneirismo e inovação. Durante a pandemia, por exemplo, a organização usou de sua expertise para apoiar governos municipais e estaduais na articulação e fomento de respostas rápidas aos impactos da Covid-19, o que fez com que se tornasse referência em modelo de governança. Como resultado, a organização conquistou diversos reconhecimentos e premiações, inclusive no âmbito internacional.

Abaixo, preparamos uma lista com essas e outras conquistas que só foram possíveis graças ao comprometimento da Comunitas com os principais desafios nacionais, bem como à dedicação dos líderes empresariais que atuam conosco.

1. Mérito CONSAD de Gestão Pública

Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, foi agraciada em março de 2022 com o prêmio concedido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (CONSAD). 

A Medalha do Mérito CONSAD de Gestão Pública é uma honraria concedida como reconhecimento à atuação profissional, de gestão, de pesquisa ou política em defesa da gestão pública. A homenagem é outorgada anualmente a personalidades escolhidas pelo Conselho e a entrega da medalha faz parte da programação do Congresso CONSAD de Gestão Pública.

2. Folha de São Paulo PRÊMIO EMPREENDEDOR SOCIAL DO ANO

A metodologia de atuação da Comunitas conferiu à organização o prêmio de Empreendedor Social, da Folha de São Paulo, na categoria “Legado Pós-pandemia”. Um dos jornais mais prestigiados do Brasil premiou os esforços da diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, diante do desafio que o país atravessou no enfrentamento à Covid-19.

Foram mais de 400 inscrições recebidas pelo diário paulista, 30 delas foram premiadas, sendo 10 por categoria.

3. Forbes MULHERES DE SUCESSO 2020

A experiência de mais de 20 anos de atuação da Comunitas também foi reconhecida pela revista Forbes, uma das mais importantes publicações de negócios e economia do mundo. A empreendedora social e presidente da Comunitas, Regina Esteves, foi considerada uma das 20 mulheres de sucesso de 2020 pela edição brasileira.

4. Programa Juntos é transformado em estudo de caso pela Columbia University

Em 2015, a Columbia University, uma das universidades mais conceituadas do mundo, acompanhou o Programa Juntos, desenvolvido pela Comunitas. O Juntos é uma aliança de líderes empresariais que não investe somente recursos financeiros nos projetos, mas, também, toda experiência e competência técnica, visando a melhoria da qualidade dos serviços públicos oferecidos à população. 

O estudo da Columbia é baseado em uma série de entrevistas com gestores das prefeituras e sociedade civil de Campinas, Paraty, Teresina, Pelotas e Curitiba, líderes da governança do Juntos e com a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves.

5. BISC 2020 no Mécènes Forum: Philanthropy Challenging The Crisis

A convite da organização social francesa Admical, a Comunitas apresentou os resultados dos destaques do Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) 2020, além de ter publicado um artigo. Realizado desde 2008, o objetivo da pesquisa BISC, que tem periodicidade anual, é contribuir para o desenvolvimento, aperfeiçoamento da gestão e a avaliação dos investimentos sociais corporativos no Brasil. 

Dessa forma, o fórum reconhece a importância dos dados referentes aos investimentos sociais corporativos realizados pelas empresas brasileiras. 

6.Validação internacional do BISC

A Comunitas é a única representante da América do Sul e, junto ao México, representam a América Latina no grupo do Global Exchange. A iniciativa do CECP criada há quase quatro anos busca unir organizações envolvidas em causas sociais corporativas em nível nacional para fomentar o setor corporativo como uma força pelo bem em todo o mundo.

São organizações que, como a Comunitas, trabalham com algumas das maiores empresas do mundo para apoiar seus esforços na área social, oferecendo aprendizados e contextos culturais, percepções especializadas baseadas em dados sobre esforços nacionais de impacto social, além de oportunidades para aprimorar programas corporativos em regiões de todo o mundo. Combinadas, elas englobam 59% do PIB mundial e 50% da população do planeta.

A riqueza do Global Exchange está no compartilhamento de conhecimento e colaboração entre os afiliados globais. A exemplo, a Comunitas inclusive já apoiou uma organização russa, chamada Russian Donors Forum, a conduzir no Brasil uma pesquisa sobre filantropia e doação nos países que compõe o BRICS.

7. Programa Reforma RS ganha prêmio Excelência em Competitividade

O programa trata de um conjunto de medidas, que representou uma mudança significativa na previdência e nas carreiras dos servidores gaúchos de todos os poderes. Desenvolvido em parceria com a Comunitas, através do Programa Juntos, o Reforma RS foi uma das vencedoras do Prêmio Excelência em Competitividade 2020 na categoria “Boas Práticas”. A partir da experiência implementada no estado, a Comunitas desenvolveu um dos seus mais importantes cases, a Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas.

A iniciativa gaúcha de Reforma Administrativa, assim como o Programa de Gestão de Pessoas no Setor Público de Minas Gerais, Transforma Minas, foram sistematizados em uma publicação disponibilizada gratuitamente pela Comunitas. O programa mineiro foca na mudança da cultura organizacional e visa a melhoria dos serviços prestados à população por meio da valorização do servidor.

A arte exibe um fundo com dois tons de verde, um mais claro e o outro, mais escuro, com texto em duas cores: azul escuro e branco, em que se lê "reforma e gestão de pessoas no setor público. Guia prático para municípios e estados a partir da experiência de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul". Em seguida, vê-se um botão em lilás com letras azuis escuras em que se lê "acesse a cartilha" e, ao lado, em branco, o logo da Rede Juntos

8. Caruaru conquista prêmio por projeto de redução da violência

O Juntos pela Segurança, Plano Municipal de Segurança Pública desenvolvido pela Prefeitura de Caruaru (PE), e que contou com o apoio da Comunitas a partir de 2019, foi um dos vencedores do Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade. A premiação busca reconhecer práticas inovadoras e bem-sucedidas aplicadas pelos membros RAPS em seus mandatos, relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente no fortalecimento da democracia e dos mecanismos de transparência e prestação de contas e à sustentabilidade.

O projeto foi escolhido tanto pela comissão julgadora, quanto pelo voto popular, como vencedor na categoria Paz – alusão à um dos 17 objetivos da Organização das Nações Unidas que estabelece como meta mundial o fomento a sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, a promoção do acesso à justiça para todos e a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.

9. Prefeitura de Caruaru recebe prêmios por qualidade na gestão fiscal

A cidade de Caruaru, parceira da Comunitas desde 2016, recebeu duas premiações a partir de uma iniciativa da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). 

Na categoria para municípios acima de 150 mil habitantes, as premiações foram para “A Melhor Relação entre Receita Corrente Líquida x Investimentos”, além do “2º Lugar Geral em Pernambuco na Média Ponderada da Qualidade dos Gastos Públicos”. A premiação ocorreu em 2019.

O objetivo da iniciativa é ressaltar a importância da gestão fiscal eficiente como instrumento para o desenvolvimento sustentável dos municípios.

10. Escola das Mães ganha um dos maiores prêmios de design do mundo

Desenvolvida pela Prefeitura de Santos (SP), com apoio do Programa Juntos em parceria com a Agência Tellus, a Escola da Mães foi a grande vencedora do internacional Core77 Design Awards – um dos principais prêmios de design de produtos e serviços no mundo.

A iniciativa venceu duas premiações: na categoria “Design pelo Impacto Social” e no “Voto Popular”, concorrendo com outras 13 iniciativas selecionadas pelos juízes. Como prêmio, a Escola de Mães recebeu um Microsoft Surface – produto híbrido de computador e tablet.

A honraria mostra um importante reconhecimento para o projeto que auxiliou Santos a diminuir o coeficiente de mortalidade infantil de 13,69, em 2014, para 7,9 por 100 mil nascimentos em 2017 – até então, a menor taxa de mortalidade infantil da história da cidade. Recentemente, o município  atingiu o índice de 6,8 mortes (dados até maio de 2022).

A Escola das Mães foi criada como braço do projeto Gestante em Foco, conjunto de atividades educativas que complementam as consultas médicas e preparam as mulheres e sua rede de apoio para terem uma nova visão sobre questões relacionadas à maternidade, sexualidade, trabalho, educação, lazer e direitos da mulher. Além disso, também chegaram a ser disponibilizados 1.418 kits – contendo enxoval e produtos de higiene pessoal, com o objetivo de aumentar a adesão das gestantes ao pré-natal.

11. Clique Saúde Pelotas ganha prêmio de Projeto Inovador

O Clique Saúde, ferramenta desenvolvida pela Prefeitura de Pelotas (RS) em parceria com o Programa Juntos, ganhou o título de Projeto Inovador 2017 – outorgado pela Rede Cidade Digital em parceria com a prefeitura de Bento Gonçalves, premiação dada às administrações públicas que estão incluindo a tecnologia de forma estratégica em seus planejamentos.

Implementado com apoio da Comunitas nas cidades de Pelotas (RS) e Paraty (RJ), o Clique Saúde foi uma ferramenta on-line de acesso a informações sobre a rede pública de saúde da cidade. Com ela, o cidadão pode ter acesso a dados sobre vacinação, medicamentos, unidades de atendimento e disponibilização de equipamentos, consultas e exames. Além disso, a plataforma disponibilizava informações sobre os serviços de saúde gratuitos e de baixo custo perto do local de residência do usuário; organização do calendário de vacinação, com a opção de recebimento de alertas; testes para acompanhamento da saúde e, ainda, um canal exclusivo para tirar dúvidas com especialistas.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *