loading

Aplicativo “enfermeira virtual” tem alta adesão de pacientes em Juiz de Fora

Disponível gratuitamente nas plataformas Android e iOS (Apple), o Dr Cuco visa melhorar o acompanhamento dos pacientes e adesão aos tratamentos de saúde da população da cidade.

Implementado na cidade de Juiz de Fora (MG) com apoio do Programa Juntos, o aplicativo Dr. Cuco tem gerado grande interesse nos pacientes da rede pública municipal de saúde. Até dezembro de 2017, foram 1300 downloads da ferramenta, com 300 usuários frequentes.

O interesse tem explicação. A ferramenta permite monitorar e personalizar o tratamento, por meio do acompanhamento em tempo real do uso de medicamentos, lembretes dos horários corretos para ingestão, e o fornecimento de uma plataforma para supervisão de pacientes crônicos à distância por parte de médicos e familiares, armazenando e organizando seu histórico.

Além disso, a atuação dos servidores da saúde auxiliou na adesão dos pacientes à ferramenta. Foram realizados treinamentos presenciais de cerca de 120 profissionais das 10 Unidades Básicas de Saúde da cidade.

A meta agora é utilizar os dados fornecidos pela ferramenta para melhor acompanhamento e tratamento dos pacientes – um diferencial da parceria com o Juntos. Entre os próximos passos, está a utilização dos dados gerados para planejamento e estudos de perfis dos usuários e o uso de programas personalizados de saúde para assistência domiciliar.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que apenas 30% dos pacientes crônicos tomam os medicamentos corretamente, o que acarreta em uma série de complicações a médio e longo prazo, e, também sobrecarga de atendimento, com o retorno do paciente ao sistema de saúde.

 

Confira a matéria de lançamento do Dr. Cuco em Juiz de Fora, veiculada na TV Integração, afiliada Rede Globo.

https://www.youtube.com/watch?v=NtjmwkkSoT0

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *