loading

Apoiada pela Comunitas, 1ª agência da Rede Tudo Fácil do interior do RS é inaugurada em Lajeado

A unidade instalada em 626 m² do Shopping Lajeado é piloto de projeto apoiado pela Comunitas, com inspiração no modelo do Poupatempo de São Paulo 

A primeira agência da Rede Tudo Fácil foi inaugurada nesta quinta (23), em Lajeado, no interior do Rio Grande do Sul, pelo governador Eduardo Leite.

A unidade, que ocupa um espaço de 626 m² no Shopping Lajeado, faz parte de uma ação que visa a desburocratizar e agilizar o atendimento ao cidadão. O projeto é resultado de uma imersão da equipe de gestão do governo do Rio Grande do Sul em São Paulo, com consultoria do ex-secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Daniel Annenberg, em visita ao Poupatempo, com apoio da Comunitas.

A unidade de Lajeado inicia os atendimentos em “Operação Assistida”, prestando serviços aos funcionários do shopping com o objetivo de alinhar o modelo de atendimento. A abertura ao público acontece em 10 de janeiro de 2022.  

A ideia, inclusive, é atender aos cidadãos da região do Vale do Taquari e do Vale do Rio Pardo, que vão contar com informações centralizadas e precisas sobre diversos serviços, a exemplo de confecção de RG e CPF, FGTAS/Sine, Detran, INSS, IPE Saúde e Previdência, além de trabalhos da RGE. Em Lajeado, os atendimentos vão abranger mais de 90 serviços prestados de forma presencial, além de outros 300 orientados via portal RS.GOV, nos pontos de autoatendimento.

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com quatro agências (três em Porto Alegre e uma em Lajeado), mas a expansão da Rede é prevista para outras cidades do interior. O projeto vai inaugurar novas unidades em Pelotas, Passo Fundo, Rio Grande, Caxias do Sul, Santa Maria e Santa Cruz. A escolha por Lajeado se deu por meio de um mapeamento com dados do IBGE, do potencial de pessoas beneficiadas e da localização geográfica.

Segundo o secretário de Planejamentos, Governança e Gestão, Cláudio Gastal, o RS foi o primeiro estado do país a ter uma central de serviços, porém, depois de 23 anos, os gaúchos só podiam dispor de algumas unidades, todas em Porto Alegre. “Nessa gestão, utilizamos a estratégia de buscar parceiros na iniciativa privada para ampliar o atendimento do serviço para o interior do Estado”, afirma o secretário Gastal. 

Segundo estudos, devem ser realizados cerca de 250 mil atendimentos por ano no Tudo Fácil do Shopping Lajeado. Serão 18 guichês, com cerca de 90 funcionários, para atender 700 pessoas por dia. 

Dentro do projeto do governo gaúcho para expandir o Tudo Fácil para o interior do RS, já foram assinados contratos de comodato com os shoppings de Passo Fundo e Rio Grande, ambos com previsão de abertura das lojas em março de 2022.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *