loading

Araguaína é a mais nova cidade integrante do Programa Juntos

Araguaína é a primeira cidade do Tocantins a fazer parte da rede que busca melhoria da gestão pública

Em busca de mais eficiência para a administração pública, Araguaína tornou-se a mais nova cidade integrante do Programa Juntos – iniciativa da Comunitas que visa a otimização da gestão pública. O município de quase 200 mil habitantes é considerado a capital econômica do Estado do Tocantins.

Foto: Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína

Leia também: Cidade como locus de mudança, por Carlos Jereissati Filho

“A Comunitas vêm como um apoio à gestão, aqui especificamente com o foco em alguns pontos mais importantes, como a segurança pública”, disse o prefeito Ronaldo Dimas.

Além de Segurança Pública, em Araguaína serão desenvolvidos projetos que buscarão o equilíbrio sustentável das contas, com ações também voltadas para o aumento da arrecadação. Além disso, serão formatados projetos estratégicos nas áreas de saneamento básico: o crescimento econômico do município e sua representatividade no estado também ampliaram os desafios na área urbana, como o aumento da violência e maior demanda por saneamento básico, tendo em vista sua influência na saúde pública.

Leia também: “Não existe uma bala de prata para equilibrar as finanças”, afirma a economista Ana Carla Abrão

Estas áreas foram definidas por meio do modelo de governança compartilhada estabelecida pelo Juntos, que leva em consideração as necessidades do município, compreende a vontade política do prefeito, a capacidade de execução das equipes da administração municipal e a possibilidade de geração de um legado para o futuro.

Foto: Marcos Sandes/Prefeitura de Araguaína

Serão apresentadas demandas de curto, médio e longo prazos, com o objetivo principal de contribuir para a melhoria dos serviços públicos nos municípios a partir de um modelo inovador de governança colaborativa entre os setores público, privado e sociedade civil. O trabalho será desenvolvido com o apoio de diversos parceiros, entre eles a BRK Ambiental.

Leia também: Comunitas na Exame | Choque de gestão no Pará é exemplo para cidades brasileiras

“A grande motivação do Juntos é estimular parcerias que melhorem a gestão pública, resultando no desenvolvimento local e aprimoramento dos serviços públicos. E, mais importante que as ações, é o acompanhamento da gestão de forma transparente e compartilhada, possibilitando que todos, inclusive os cidadãos, possa participar das conquistas e resultados. Isso porque acreditamos que a gestão é realmente pública”, explicou a diretora de Relações Institucionais da Comunitas, Ronyse Pacheco.

 

 

 

A Comunitas e o Programa Juntos

A Comunitas é uma organização da sociedade civil brasileira que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimular a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país.

Entre as ações desenvolvidas, estão o Programa Juntos, uma grande aliança de líderes empresariais não investe somente recursos financeiros nos projetos, mas, também, toda experiência e competências técnicas, assumindo o compromisso e a responsabilidade do setor privado como colaborador do desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Leia também: Comunitas na Folha de SP | Investimento social vai além da doação e requer participação

Fazem parte da rede do Programa Juntos cidades como São Paulo, Salvador, Caruaru e Porto Alegre. Além dos Governos dos Estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Pará e Rio Grande do Sul.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *