loading

Aula magna marca início de curso da Enap com parceria da Comunitas

Servidores públicos serão capacitados para atuarem como agentes da melhoria de gestão pública e dos serviços prestados à sociedade, em suas respectivas áreas de atuação.

Começaram hoje (09) as aulas do curso de Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local, uma parceria da Comunitas e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) – entidade vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Foto: Enap

Inicialmente, as aulas serão à distância. A partir do próximo dia 19, terá início o módulo presencial do curso, realizado na sede da ENAP, em Brasília (DF).

Durante o curso, que tem carga total de 400 horas, serão utilizados conteúdos produzidos pela Comunitas, como livros e cartilhas, e da plataforma digital Rede Juntos, que reúne produções exclusivas na área de gestão pública – parceria que carimba a qualidade e referência dos materiais.

Voltado para servidores públicos, o objetivo principal do curso é aumentar a capacidade dos municípios de utilizar ferramentas e instrumentos disponíveis para otimização dos planejamentos, associada a conhecimentos técnicos de gestão pública municipal, de gestão metropolitana, de gestão de políticas de infraestrutura local e de planejamento territorial.

Além disso, o curso pretende, com a aproximação dos gestores públicos locais ao governo federal, reforçar a construção das redes que sustentam a execução descentralizada de políticas públicas por descentralização de recursos.

Os 120 servidores selecionados serão capacitados para atuarem como agentes de melhoria da gestão pública, focando no aperfeiçoamento dos serviços prestados à sociedade, em suas respectivas áreas de atuação. Receberão, também, treinamentos sobre conceitos relacionados ao funcionamento do poder público municipal e capacitação institucional e técnica associadas à gestão dos sistemas utilizados pelos municípios, que condicionam a eficácia na prestação de serviços.

O curso é resultado de uma parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública, a Comunitas, o Instituto Serzedello Corrêa, o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e o Governo Federal.

Assista à aula magna que marcou o início das aulas:

 

Celebração do acordo de cooperação

No mesmo dia, um acordo de cooperação para execução de ações voltadas para a produção de conteúdos nas áreas de inovação, tecnologia e conhecimento aplicados à gestão pública.

O acordo foi assinado pelo presidente da Enap, Francisco Gaetani, e pela diretora presidente da Comunitas, Regina Célia Esteves, e tem o objetivo de aumentar a eficácia e qualidade dos serviços prestados pelo Estado aos cidadãos que contribuam para o desenvolvimento da Administração Pública brasileira. O acordo tem validade de 12 meses.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *