loading

Bate-Bola | Prefeitos brasileiros abordam curso oferecido pela Comunitas em NY

No último mês de julho, a Comunitas levou diversos prefeitos brasileiros, gestores de cidades de diferentes características, para debater gestão pública na Universidade de Columbia – uma das mais renomadas do mundo.

Além dos prefeitos, também participaram do curso lideranças públicas, privadas e especialistas da gestão pública, que, durante uma semana conheceram ferramentas necessárias para solução de problemas e aprimoramento de resultados. Com foco em liderança, inovação e governança, o treinamento abordou temas como parcerias inovadoras, ética pública, desenvolvimento da força de trabalho, cidades inteligentes, democracia digital e sustentabilidade.

Iniciativa inédita, o curso foi desenhado pela Comunitas, em parceria com e a Columbia Global Centers | Rio de Janeiro e a School of International and Public Affairs (SIPA), de Columbia.

 Saiba mais: Fortalecimento de lideranças públicas é foco de curso realizado pela Comunitas na Universidade de Columbia 

No nosso Bate-Bola dessa semana, os próprios prefeitos comentam como foi a experiência. Confira:

 

#Quais habilidades você considera importante para uma boa gestão governamental? E qual a importância da ida à Columbia para fortalecer essas habilidades?

Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas (RS) | É fundamental ter capacidade de liderança e de criação de redes com os vários segmentos da sociedade. Além disso, o planejamento, a austeridade fiscal e o controle interno são, também, elementos importantes para um bom gestor.

Em Columbia nós pudemos trabalhar componentes da liderança, ouvir palestras que reforçaram essa ideia de que o governo precisa, cada vez mais, estabelecer redes para se comunicar. É preciso agregar parceiros externos ao governo tais como entes privados, segmentos da sociedade civil e do terceiro setor. A gente teve palestra de professores que já participaram de governos nos Estados Unidos, governos de sucesso. Outra vantagem foi o fato de estarmos juntos, vários prefeitos de cidades diferentes, com realidades diferentes, mas também com alguns desafios comuns. O fato de podermos trocar, compartilhar experiência fortaleceu os nossos laços.

Leia também: Com participação de mais de cem gestores, especialização da ENAP apoiada pela Comunitas chega ao fim

 

#A experiência obtida em Columbia te deu um novo olhar sob seu papel como liderança pública e como melhorar a administração?

Raquel Lyra, prefeita de Caruaru (PE) | Essa semana na Universidade de Columbia foi muito rica, ao encontrar vários prefeitos e empresários engajados na transformação da sociedade. A gente pôde perceber que, seja em Caruaru ou Nova Iorque, temos problemas semelhantes na atualidade. Por exemplo, a destinação de resíduos sólidos, a gestão da água. Mais que essa zeladoria, no dia a dia da prefeitura a gente vê que o grande desafio dos governos atuais é conseguir inovar e renovar a forma de fazer a gestão pública. E isso parece “remar contra a maré”, porque está todo mundo acostumado às coisas serem como são, mas é muito bom estarmos aqui nos abrindo para novas ideias, novos parceiros, em busca de ideias para transformar para melhor a nossa cidade.

Leia também: Francisco Gaetani, presidente da ENAP, aborda a importância e os desafios da formação de lideranças públicas

 

#  Qual a importância de estudar, efetivamente, a gestão pública?

Carlos José Gama Miranda (Casé), prefeito de Paraty (RJ) | Estudar e refletir sobre a gestão pública nos dá a oportunidade de aprimorar e inovar as ferramentas de gestão e tornar a máquina pública mais eficiente. É um estímulo para buscar a melhoria da qualidade do gasto público e ampliar o planejamento das ações à frente da prefeitura.

Nessa linha, a experiência do curso na Universidade de Columbia foi muito gratificante.Trata-se de um centro de excelência em ensino e pesquisa reconhecido em todo o mundo e aprendemos com professores qualificados e com uma ampla bagagem de experiências relativas à gestão pública. E houve também uma rica troca de experiências entre os gestores presentes.

Leia também: Comunitas contempla seis servidores da rede Juntos com bolsas de estudo para especialização em gestão pública

 

#  O cargo de prefeito vem junto com diferentes e grandes desafios. Uma experiência como a realizada em Columbia consegue deixar o gestor público mais preparado para enfrenta-los?

Miguel Coelho, prefeito de Petrolina (PE) | A experiência em Nova Iorque foi de grande valia para todos nós gestores públicos, pois pudemos ver exemplos reais em cidades americanas de grande porte. Pude conhecer experiências nas áreas de urbanismo, segurança, Infraestrutura e parcerias público-privadas que podemos comparar com a nossa realidade. Isso ajuda a oxigenar nossas ideias e nos auxiliar a vencer obstáculos impostos pela legislação brasileira ou até mesmo pelo desconhecimento.

Após essa experiência, sinto-me mais capacitado, preparado em alguns aspectos que o curso ofereceu. Mas o que considero mais interessante foi o relacionamento criado e a troca de conhecimento com professores de grandes universidades e gestores renomados como os ex-vice-prefeitos de Indianápolis e Nova Iorque.

Leia também: Rede Juntos tem série de podcasts com parceria internacional e conteúdos exclusivos

 

Jonas Donizette, prefeito de Campinas (SP) | Entregar serviços públicos de qualidade para todo cidadão é um dos grandes desafios da gestão pública atual, ainda mais em uma grande capital. Como essa formação em Columbia auxiliará nessa entrega de bons serviços e ampliação dos resultados obtidos?

Debatemos segurança, urbanismo, desenvolvimento econômico, comunicação social através das redes sociais. Ou seja, melhores maneiras de ouvirmos a população e melhorarmos a qualidade da gestão pública. Agora essas ideias que recebemos aqui vamos customizar para os nossos problemas do Brasil, e procurar fazer um progresso das políticas públicas.

Leia também: 5 dicas feitas especialmente para servidores públicos

 

Firmino Filho, prefeito de Teresina (PI) | A semana na Universidade de Columbia foi muito produtiva. Tivemos uma série de seminários e debates sobre temas fundamentais na administração pública contemporânea, como liderança, sustentabilidade e inovação. São debates essenciais para que o poder local possa melhorar a qualidade de vida de sua população.

Assista: Em vídeo, prefeito de Medellín e diretor na Universidade de Columbia debatem lideranças públicas

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *