loading

BISC participa de encontro sobre alinhamento do investimento social corporativo e voluntariado empresarial

A Comunitas participou na última quarta-feira (07) de um encontro realizado pelo Grupo de Estudos do Voluntariado Empresarial, tendo como tema “Investimento Social e Voluntariado Empresarial caminhando juntos”.

O Grupo convidou a diretora de Gestão e Comunicação da Comunitas, Patricia Loyola, para apresentar os dados do relatório do Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) referentes ao voluntariado corporativo.

Ferramenta essencial para análise e direcionamento de investimentos sociais corporativos, a última pesquisa BISC – que celebrou 10 anos – apontou que cada dia mais empresas apostam em programas de voluntariado como tendência para desenvolvimento dos funcionários, da comunidade e da própria empresa.

Além disso, cresceu entre as empresas a percepção de que os programas de voluntariado são muito bem-sucedidos.

Ainda segundo o BISC, amadureceu o entendimento de que os colaboradores e as empresas se beneficiam dos programas de voluntariado. Hoje, 100% das empresas consideram que eles contribuem para a melhoria nas relações com as comunidades; em 2012, esse percentual era de 81%. Por outro lado, 100% discorda totalmente da afirmação de que o trabalho voluntário “não traz benefícios para os colaboradores” – esse percentual era de 74%.

Além da melhoria da relação com o entorno, que paira como principal benefício segundo as lideranças das empresas integrantes do grupo BISC, existem diversas outras vantagens no desenvolvimento e estímulo da criação e manutenção de programas de voluntariado corporativo. A contribuição para a melhoria de vida e o estreitamento da relação com os moradores, o retorno em imagem positiva para a empresa, bem como o desenvolvimento de habilidades dos funcionários – como liderança, comprometimento e trabalho em equipe –, também elevam o programa de voluntariado à uma importante iniciativa para geração de valor.

O otimismo em relação aos resultados não altera, no entanto, o reconhecimento das dificuldades enfrentadas para manter e fortalecer os programas de voluntariado. Pelo contrário, hoje as empresas estão mais preocupadas em avaliar sua atuação no campo social e percebem, com mais nitidez, a dificuldade para medir os resultados do trabalho voluntário, por exemplo.

 

 

Clique aqui e confira os destaques da pesquisa BISC!

Tem interesse em conhecer a pesquisa BISC? Entre em contato conosco.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *