loading

Cada Jovem Conta terá site para monitorar adolescentes em vulnerabilidade

A ferramenta é viabilizada por meio da parceria da Prefeitura com a Comunitas

Em breve, o projeto Cada Jovem Conta, do Pacto Pelotas pela Paz, vai ter um sistema informatizado próprio e que poderá ser replicado em outros municípios. Uma prévia do site, o Sispaz, voltado ao cadastro dos mais de 220 adolescentes em vulnerabilidade social e risco para violência, acompanhados pelos profissionais da rede de Assistência Social, Saúde e Educação, foi apresentada à prefeita Paula Mascarenhas nesta terça-feira (24).

Leia também: Taxa de diminuição de homicídios em Pelotas é maior que a média nacional

Após entrevistas com alguns dos profissionais envolvidos no Cada Jovem Conta – que identifica, delibera ações e busca com que os acompanhados permaneçam na escola, e com vínculos familiares fortalecidos -, e acesso ao formato dos prontuários utilizados atualmente, a empresa Brave desenvolve o site que entrará em funcionamento dentro de seis meses. A ferramenta é viabilizada por meio da parceria da Prefeitura com a Comunitas e o apoio técnico contratado do Instituto Cidade Segura, que participaram da apresentação.

“Nós sentimos a necessidade de ter um sistema, que agora vira realidade e deve ter impactos positivos também em novos projetos e na continuidade do Pacto”, afirmou a prefeita. Paula vê como positiva a possibilidade de desenvolver no município um recurso que possa ir além e beneficiar outros locais, sendo replicado a partir da experiência de Pelotas.

Leia também: Artigo | As cidades podem vencer a violência

O Sispaz contará com espaços para que professores e coordenadores acompanhem a frequência e a conduta escolar dos jovens, os fatores de risco familiares e na região onde residem. O site abre caminho para o mapeamento dos tipos de violência nas escolas, denúncias de abusos e um guia para emissão de documentos essenciais, como RG, CPF e Carteira de Trabalho.

Leia também: Segurança pública é tema do primeiro podcast da Comunitas

A reunião foi acompanhada pelo secretário de Segurança Pública, Aldo Bruno Ferreira Chiattone, o diretor-presidente da Coinpel, Cristian Küster, o assessor especial do Pacto Pelotas pela Paz, Samuel Ongaratto, e a coordenadora do Cada Jovem Conta, Aline Crochemore.

 

Com informações da Prefeitura de Pelotas.

 


 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *