loading

Campinas 243 anos | Parabenizamos a primeira cidade integrante do Programa Juntos

De um caminho para as minas de ouro até uma das 10 cidades mais ricas do Brasil, Campinas comemora 243 anos hoje (14). Com o Juntos, fez história: foi a primeira cidade a integrar o programa, levando em consideração sua forte influência regional. São quase cinco anos de parceria, buscando ampliar, ainda mais, sua posição como um dos polos brasileiros de inovação e desenvolvimento.

LEIA MAIS: Em busca de projetos inovadores, comitiva do Juntos visita Medellín, na Colômbia

Com o Juntos, desburocratização

Com apoio do Programa Juntos, Campinas está seguindo o caminho da desburocratização. Na frente de aprimoramento do Licenciamento Urbano, foi desenvolvida uma série de medidas previstas para reduzir o tempo de tramitação para aprovação de novos empreendimentos imobiliários.

Entre as ações, houve a criação da lei de Aprovação Imediata Responsável (ARI), iniciativa inédita no Brasil que desburocratiza a aprovação de empreendimentos de baixo impacto, correspondente a 80% do total na prefeitura. Com ela, o número de projetos em estoque que dependiam de aprovação da prefeitura passou de 300, em abril de 2005, para apenas seis processos, em janeiro de 2017.

LEIA MAIS: Inspirado em projeto apoiado pelo Juntos, Goiânia lança “Alvará Fácil”

As medidas de desburocratização da máquina pública auxiliaram Campinas a subir duas posições, em 2016, em pesquisa realizada pela Endeavor, aparecendo na terceira colocação entre as cidades que possuem o melhor ambiente de negócios do país – 1ª posição, considerando somente municípios do interior brasileiro.

Com o Juntos, Equilíbrio Fiscal

No primeiro período de desenvolvimento da frente de Equilíbrio Fiscal em Campinas, em 2014, a administração municipal arrecadou R$ 326 milhões acima dos gastos em 2013 e registrou superávit orçamentário no primeiro ano da nova gestão. Já em 2015, o superávit atingiu R$ 120 milhões.

LEIA MAIS: Liderança eficaz em tempos de adversidade

Para manter a sustentabilidade dos resultados obtidos, a prefeitura iniciou um novo ciclo de análises, em 2016, que propôs uma nova estrutura dos pacotes de despesas, desenvolvida para um maior alinhamento ao orçamento municipal e ao novo cenário econômico.

Com o Juntos, reformulação

Utilizando projeto elaborado baseado em propostas apresentadas pelo Programa Juntos, a Prefeitura de Campinas reformulou o Pronto Atendimento (PA) de Campo Grande, um dos bairros mais populosos da cidade, com cerca de 190 mil moradores.

O local atende cerca de 600 pessoas diariamente e, com a reformulação, os campinenses puderam contar com o primeiro Pronto Atendimento Odontológico da cidade, que funciona, também, nos fins de semana e feriados.

JORNAL NACIONAL: Parceria entre a Prefeitura de Campinas e o Comunitas é destaque

Além de ampliar o repasse de recursos federais para a manutenção da unidade e, assim, garantir a sustentabilidade do serviço, a transformação proporcionou atendimento em tempo integral à população em casos de emergência de média complexidade, reorganizando a demanda por hospitais na cidade.

 

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável está presente nas cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Petrolina (PE), Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG), Paraty (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP), Teresina (PI) e Itirapina (SP) – atingindo mais de 24 milhões de cidadãos.

A iniciativa, de caráter apartidário, partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios brasileiros.

O Juntos conta com o apoio de grandes líderes empresariais brasileiros, que envolvem-se diretamente nos projetos, o que vai além do investimento de recursos. Esses líderes integram o Núcleo de Governança do Juntos, que se reúne periodicamente em encontros estratégicos, onde compartilham experiências com os gestores públicos, acompanham a evolução das iniciativas e colaboram para definir as diretrizes das ações.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *