Caruaru (PE) atinge menor índice de homicídios dos últimos 18 anos


Programa Juntos Pela Segurança mostra resultados no combate aos altos índices de violência da cidade do Agreste pernambucano

A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, comemorou uma redução significativa nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no mês de fevereiro. Os números são resultado do programa Juntos Pela Segurança, estratégia da cidade para o enfrentamento da violência urbana. Desde 2019, a Comunitas, em parceria com a Open Society Foundation (OSF), apoia a política municipal de segurança pública da cidade, atuando na elaboração de um diagnóstico e no redesenho das estratégias de prevenção à violência. 

A série de estratégias e ações desenvolvidas com a interlocução e troca de informações entre as diversas pastas de gestão pública municipal ao longo dos últimos dois anos levou a cidade a registrar em fevereiro seu menor número de homicídios. De acordo com a prefeitura, Caruaru registrou apenas um assassinato no último mês, o menor índice da série histórica iniciada em 2004.

Segundo a gestão, a redução significativa da violência é resultado do trabalho realizado em conjunto entre a gestão municipal e as forças de segurança do Estado. “Alcançamos redução parcial de 45% nos Crimes Violentos Letais Intencionais em relação ao mesmo período do ano passado, além de fevereiro ter sido o mês com o menor número de homicídios na série histórica dos últimos 18 anos”, destaca o secretário de Ordem Pública, coronel Patrício Filho.

Os dados da pasta ainda apontam outros índices para se comemorar: os dois primeiros meses de 2022 tiveram a maior diminuição dos homicídios de que se tem registro no município. Até a última quarta-feira (2), foram 11 assassinatos, um número significativo para uma cidade com o porte de Caruaru.

Os registros do Programa Juntos Pela Segurança apontam uma redução de cerca de 51,15% de 2017 a 2021 nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na cidade, bem como uma redução de 71% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP).

Caruaru tem mostrado empenho com relação à melhoria da segurança municipal e, consequentemente, da qualidade de vida da população. “Esses números mostram que, quando uma gestão é verdadeiramente comprometida com uma causa, é possível fazer mudanças significativas, mesmo que seja em um espaço de tempo relativamente curto. A dedicação para mudar é o que faz toda diferença”, comenta Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas. 

Sobre o Juntos Pela Segurança
Uma das maiores e mais importantes cidades de Pernambuco, em 2017 Caruaru foi considerada como uma das cidades mais violentas do Estado, figurando como a 3ª cidade em números absolutos de homicídios. Para mudar essa realidade, a Comunitas iniciou um trabalho de auxílio à gestão municipal, buscando inspiração em outros territórios já apoiados pela organização para o enfrentamento da questão. 

Após o processo de diagnóstico, a Comunitas elaborou um pacote de estratégias e ações, juntamente com a prefeitura da cidade e parceiros técnicos, que se baseiam na melhoria das capacidades do município na análise de dados e na elaboração de protocolos dentro da política pública já em vigor (por exemplo, Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Referência Especializado de Assistência Social), para lidar com os problemas mais recorrentes. Essa estratégia reduz as chances de descontinuidade do programa em caso de mudança de prefeito.

O foco principal da proposta é melhorar a eficácia das ações do município na redução de homicídios, identificando de que forma os serviços locais podem intervir, além de aperfeiçoar o uso de dados e tecnologia para a construção de políticas de prevenção à violência, com ênfase principalmente em cidadãos vulneráveis.

 

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *