loading

Chega ao fim a Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público

O último encontro do Programa contou com a presença de lideranças da Comunitas e das prefeituras, que fizeram uma análise da importância da iniciativa para a gestão pública

A arte tem um fundo lilás e, o alto da tela, pode-se ler, em branco, "encontro de encerramento". No centro da tela, vemos o print de uma reunião virtual e, abaixo, temos o logo do programa da transformação da gestão de pessoas no setor público

Crédito da imagem: Acervo Comunitas

Na tarde de segunda (21), a Comunitas realizou o último encontro com os municípios participantes da Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público. O Programa, que teve início em fevereiro deste ano, apoiou seis cidades a criarem e pilotarem soluções criativas a seus desafios na área de gestão de pessoas. O projeto foi realizado a partir de uma parceria entre a Comunitas e a Fundação Lemann.

Com encontros semanais, a Jornada teve duração de nove meses e possibilitou que as cidades de Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Niterói (RJ) e Pelotas (RS) recebessem acompanhamento para identificar desafios, idear soluções e desenhar e implementar projetos-pilotos que buscassem resolver desafios prementes na gestão do corpo de servidores municipais. Para isso, as equipes das prefeituras contaram, também, com a orientação de mentores da Rede Comunitas. 

Além das equipes que envolveram-se diretamente com o Programa, participaram do evento de encerramento da Jornada lideranças da Comunitas, como a diretora de Gestão e Investimento Social da organização, Patricia Loyola, os prefeitos das cidades selecionadas, como Dário Saadi (Campinas), Paula Mascarenha (Pelotas) e vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, e a representante da Fundação Lemann, Mariana Cropalato. 

O encontro também contou com a participação de alguns dos mentores que acompanharam os times ao longo do Programa, como Márcia Moralez, coordenadora de gestão de pessoas da prefeitura de São Paulo,  a presidente da Fundação João Goulart do Rio de Janeiro, Rafaela Bastos e Fábio Ferraz, secretário de inovação e planejamento da prefeitura de Santos.

Na ocasião, os times puderam apresentar seus projetos para suas lideranças, além de comentarem sobre seus aprendizados ao longo do Programa e quais são os resultados e impactos esperados a partir da implementação dos projetos-piloto. Durante o encontro, Loyola também anunciou os quatro municípios selecionados para participarem da Jornada Comunitas – Políticas em gestão de pessoas para lideranças municipais da saúde, que terá início em janeiro de 2023, duas das quais foram participantes da Jornada recém-finalizada.

 A gerente de Inovação da Comunitas, Mariana Nascimento Collin, acompanhou as equipes ao longo de todo o Programa e falou do orgulho de chegar a esses resultados. “A trajetória foi longa e desafiadora, mas tivemos grandes projetos. A Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público contabilizou mais de 72 horas de encontros, o envolvimento de mais de 40 pessoas, mais de 80 desafios mapeados e mais de 120 ideias geradas. Além de tudo isso, também fizemos um esforço de gestão do conhecimento gerado a partir da Jornada e sistematizado em cartilhas e trilhas de aprendizado, visando inspirar e apoiar outras prefeituras a desenvolverem iniciativas semelhantes em seus territórios”, declarou ela.

Acesse esse link para saber mais sobre os projetos desenvolvidos por cada município!

Impacto nas lideranças

Para que os projetos tenham sustentabilidade e perenidade, é necessário contar com o apoio das lideranças políticas de cada município. Por isso que a participação dos prefeitos no último encontro da Jornada foi tão importante. “Acho que vocês fazem a diferença nas equipes de vocês e nós acreditamos muito nesses projetos. Pedimos às lideranças que as transformações não parem por aqui, que vocês prestem o apoio político que os projetos precisam para serem implementados”, declarou Patricia Loyola.

Ao final das apresentações, cada gestor deu seu parecer. O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, mencionou o quanto a temática de gestão de pessoas tem ganhado corpo no setor público. Mas o que se destacou mais, em sua visão, é como as prefeituras puderam agregar umas às outras. “Eu acredito que é super importante a gente estar trabalhando de forma integrada com outras prefeituras porque acho que há uma complementaridade com as demais cidades. E, a partir de agora, podemos formar uma comunidade de aprendizagem relacionada com a área de gestão de pessoas para aprendermos uns com os outros as boas práticas”.

Na mesma linha que Élcio, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, chegou a solicitar que os projetos fossem compartilhados entre os municípios participantes, para que as cidades possam continuar inovando na área de gestão de pessoas, ao mesmo tempo em que dava sua aprovação ao projeto desenvolvido pela equipe paulista. “Quem é gestor público, tem uma dificuldade muito grande no aprimoramento dos seus servidores, seus recursos humanos. E essa parceria com a Comunitas resultou nesse Laboratório de Gestão de Pessoas que é um avanço que há muito tempo não víamos aqui em Campinas”, declarou ele. 

Já Antônio Carvalho, secretário de governança de Maceió, falou tanto do trabalho das equipes para a gestão de pessoas, destacando o orgulho de sua cidade ter podido participar do processo, quanto da importância da Comunitas para a gestão pública. “Os times fizeram um trabalho sem precedentes para a gestão de pessoas no setor público e gostaria de reforçar o trabalho da Comunitas para a gestão pública do Brasil. Ao longo dos anos, a Comunitas faz um trabalho importantíssimo de conectar o setor privado, o setor público e até mesmo o terceiro setor. Ver que a gente não está sozinho no serviço público me dá uma enorme alegria”.

Jornada Comunitas – Políticas em gestão de pessoas para lideranças municipais da saúde

Durante o encontro de encerramento da Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público, foram divulgadas as prefeituras selecionadas para participarem da nova Jornada, cuja previsão de início é em janeiro do próximo ano. O Programa é realizado a partir de uma parceria entre a Comunitas e a Fundação Lemann. 

As equipes de Ananindeua (PA), Fortaleza (CE), Pelotas (RS) e Petrolina (PE) terão o apoio de ambas as organizações, assim como dos especialistas da Rede Comunitas, para desenvolver soluções criativas para os desafios de gestão de pessoas com foco em lideranças em suas secretarias de Saúde. 

O que você achou deste conteúdo? Não deixe de assinar a nossa Newsletter para receber todas as novidades da Comunitas em primeira mão!

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *