loading

Com apoio da Comunitas, ‘Curitiba 2035’ apresenta metas para o desenvolvimento sustentável

Publicação apresentada contém ações de curto, médio e longo prazo, que servirão de guia para o desenvolvimento socioeconômico da capital paranaense. O Curitiba 2035 é uma iniciativa da Prefeitura de Curitiba, Comunitas, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

[aigpl-gallery-slider id=”7876″]

Foi dado ontem (08) mais um passo em busca do desenvolvimento sustentável de Curitiba (PR), em um encontro que contou com a participação de figuras importantes, como o prefeito Rafael Greca, o presidente do sistema FIEP, Edson Luiz Campagnolo, a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, e os membros do Núcleo de Governança do Programa Juntos, José Roberto Marinho e Fábio Ermírio de Moraes. Contou, também, com a presença dos gestores municipais, lideranças empresariais, representantes da academia e sociedade civil organizada.

https://www.youtube.com/watch?v=m9opSeyJSk0&feature

Durante a reunião, foi apresentada a publicação que sistematiza as ações de curto, médio e longo prazo, definidas para o Curitiba 2035, cocriadas entre diferentes órgãos da sociedade, após inúmeras reuniões. A publicação servirá de guia no caminho a ser percorrido para a concretização do futuro desejado para a cidade.

Leia mais: Gazeta do Povo | Futuro de Curitiba em nove áreas é tema de planejamento estratégico

A outra importante pauta da reunião foi a apresentação da matriz de responsabilidade da iniciativa para o próximo ano e a definição das atribuições do comitê executivo, gestor e temático. Como resultado, foram realizadas as indicações das lideranças e secretariais responsáveis por cada Comitê Temático de desenvolvimento da cidade.

O Comitê que debate Educação e Conhecimento, por exemplo, tem como indicação a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e como secretaria o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (SINEPE). Já o Comitê de Desenvolvimento Socioeconômico tem o Sebrae como indicado para liderar, e como secretaria a Endeavor – maior organização de apoio a empreendedorismo e empreendedores de alto impacto.

Segundo Marilia Souza, Gerente dos Observatórios da FIEP, a matriz é uma espécie de dispositivo, com o qual as instituições assumem sua responsabilidade dentro do planejamento estratégico. Ainda de acordo com ela, essa atribuição é adotada por cada organização, que analisa suas capacidades e assume o compromisso que lhe cabe.

“Não adianta, não é justo e não é sensato a gente esperar que alguém construa o futuro que nós queremos. Todos nós podemos construir esse futuro”, disse.

Para Regina Esteves, é fundamental definir os responsáveis por cada Comitê para que haja sustentabilidade nos objetivos definidos no planejamento. “O Curitiba 2035 é uma forma de construir uma gestão pública participativa, perene e transparente, sendo essencial fomentar o envolvimento da sociedade local na construção e no acompanhamento do planejamento, para que o resultado obtido atenda aos anseios de diferentes atores sociais e transpassem mandatos governamentais”, explicou.

VÍDEO: Paraná TV | Projeto Curitiba 2035 planeja a cidade do futuro

Para Fábio Ermírio de Moraes, a marca desta construção é o modo compartilhado para torná-la realidade. “Através do engajamento de toda a sociedade, numa visão de longo prazo, temos possibilidades concretas de tornar essa experiência significativa, ainda mais numa cidade inovadora como Curitiba”, afirmou.

Desenvolvimento do Curitiba 2035

O Curitiba 2035 foi planejado partindo do estudo prospectivo e considerando as evoluções dos últimos 5 anos, com intuito de preparar o município para um crescimento ordenado e em sinergia com os princípios de sustentabilidade, aproveitando de forma consciente as oportunidades e investimentos, priorizando a qualidade de vida e bem-estar da população.

Até o momento, foram realizadas três Reuniões do Comitê Gestor, três Painéis Estratégicos, nove Painéis de Especialistas Temáticos, com cerca de 800 participantes.

Durante esses encontros, foram definidas as áreas prioritárias para o Curitiba 2035: Desenvolvimento Socioeconômico, Cidade da Educação e do Conhecimento, Governança, Segurança, Mobilidade e Transporte, Saúde e Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Biodiversidade, Planejamento e Gestão Urbana, e Coexistência em uma Cidade Global – que, juntas, somam mais de 1000 ações para implementação.

A nova fase do projeto terá a finalidade de promover a participação de todos os atores chaves, em uma oportunidade única de assumir um compromisso na construção de cidades voltadas para o cidadão – intitulada Engajamento Coletivo.

O Comitê Gestor do Curitiba 2035 é composto por ISAE-FGV, PUC-PR, SINEP, UFPR, UP, UTFPR, Sistema FIEP, Fecomercio, GRPCOM, Sebrae, Icities, Comunitas, DIEESE, Endeavor, IBQP, Instituto Jaime Lerner, Instituto Lactec, Fundação Avina, Instituto Atuação, Sociedade Global, Movimento, Nossa Curitiba, e Pró-Metrópole.

 

Clique aqui e faça o download da publicação.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *