Com apoio da Comunitas, estudantes e profissionais buscam soluções para cidade durante maratona digital


A maratona digital começa na sexta-feira (22), a partir das 16h, e segue até a noite de sábado.

Vinte e seis horas buscando soluções inteligentes para o desenvolvimento sustentável de Teresina. Essa é a proposta do primeiro Hackathon HACK THE_2030, realizado pela administração. A maratona digital começa na sexta-feira (22), a partir das 16h, e segue até a noite de sábado no mirante da Ponte Estaiada.

O secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, conta que o Hackathon HACK THE_2030 é uma oportunidade para que estudantes e profissionais deem sua contribuição para o desenvolvimento sustentável da cidade. Além disso, a maratona digital promove a cultura de abertura de dados e de cidade inteligente e fomenta a inovação e o empreendedorismo na cidade.

“A Prefeitura possui uma série de dados que podem ser transformados em serviços para a população. A ideia da Hackathon é justamente essa: estimular profissionais e estudantes das mais diversas áreas a desenvolver ferramentas e aplicativos que auxiliam a população no seu dia a dia. Eles poderão, por exemplo, desenvolver um aplicativo que facilite a busca de serviços prestados pela rede municipal de saúde ou mapear os serviços comerciais e industriais dos bairros”, ressaltou.

Como funciona
Ao todo, 67 profissionais e estudantes efetuaram a inscrição. Desse total, 30 serão selecionados e participam do desafio. Eles estão divididos em três áreas: tecnologia da informação; infraestrutura e urbanismo, e políticas públicas e administração. “A seleção foi feita com base na resposta dada pelos inscritos no ato da inscrição. Selecionamos aqueles que responderam dentro do objetivo do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda”, explica a coordenadora da Agenda Teresina 2030, Gabriela Uchoa.

Na abertura do evento, as equipes irão conhecer o desafio, que será ligado às “cidades inteligente para o desenvolvimento sustentável”. Para desenvolver a ideia e colocá-la em prática, eles tão à disposição os dados de Teresina que estão compilados na plataforma Agenda Teresina 2030.

Os trabalhos desenvolvidos durante o Hackathon HACK THE_2030 serão avaliados por uma comissão que irão julgar a partir da inovação tecnologia e criatividade, potencial de impacto e a viabilidade de implementação. O resultado será divulgado no sábado (23) às 18h.

“A equipe vencedora terá a oportunidade de ter seu projeto desenvolvido em parceria com a Prefeitura. É uma oportunidade para profissionais e estudantes de programação, infraestrutura, urbanismo e políticas públicas poderão se reunir e juntos buscar soluções para o desenvolvimento sustentável da cidade. Essas soluções podem ser materializadas em aplicativos, ferramentas, mapeamentos interativos ou produção de dados urbanos”, afirma.

O Hackathon Hack THE_2030 é realizado pela Prefeitura de Teresina em parceria com a Comunitas e Open Knowledge Foundation.

 

Fonte: Prefeitura de Teresina

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *