loading

Com apoio da Comunitas, Paraty ganhará ações para desenvolvimento do cinema e audiovisual

Programa apontará ações a serem executadas pela gestão local para ativar, fomentar e desenvolver o campo.

Ao falar de cinema brasileiro, o Rio de Janeiro tem destaque: o estado é o maior produtor de conteúdo audiovisual do país – metade dos filmes lançados são produzidos no local. Além disso, as produções produzidas em solo fluminense representam mais de 90% da bilheteria dos filmes nacionais.

Dentro do estado, a cidade de Paraty tem notoriedade, ao fazer de suas ruas e casarões cenários para filmes e novelas. Porém, apesar de iniciar um processo de investimento na área de cinema e audiovisual, em 2018, a cidade ainda não dispõe de um amplo programa de desenvolvimento que aponte para ações robustas e estruturantes, que permita uma efetiva ativação de todos os elos da cadeia produtiva do setor.

Responda: Quiz | O que você entende de políticas públicas de Cultura?

Para superar esse desafio, a Prefeitura de Paraty contará com o apoio da Comunitas, por meio da consultoria técnica contratada da Artefato Produto Cultural, na construção do Programa de Desenvolvimento e Fomento do Cinema e Audiovisual.

Em formato de documento, a iniciativa englobará diretrizes e apontará ações a serem executadas pela gestão local (em parceria com redes institucionais e empresariais), para ativar, fomentar e desenvolver o setor audiovisual na cidade.

Responda: Como Paraty pretende manter título da UNESCO com apoio da Comunitas

O material será elaborado a partir do mapeamento da cena audiovisual local e de processo de escuta com dirigentes do órgão gestor municipal, e contemplará pontos como: histórico, diagnóstico, ações de formação, fomento e articulação institucional, estrutura de funcionamento, cronograma e previsão orçamentária. O trabalho terá duração de três meses.

As ações indicadas deverão apresentar um perfil diverso, além de serem complementares entre si, dando conta dos variados elos da cadeia produtiva. Deverão, também, apontar para impactos de curto, médio e longo prazos.

Leia também: Com apoio da Comunitas, Paraty reinaugura cinema no centro histórico após 45 anos

O cinema e audiovisual é um dos setores mais sólidos e lucrativos da indústria cultural brasileira. O investimento na área permite diversificar a matriz econômica da cidade, dinamizar o mercado local, atrair investimento para o município, aumentar a arrecadação de tributos, além de gerar emprego e renda – pontos que fortalecem a competitividade da cidade.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *