loading

Com articulação da Comunitas, Mogi das Cruzes busca inspiração para desenvolver seu novo projeto de planejamento estratégico

Em reunião com responsável pela criação do projeto Curitiba 2035, a cidade paulista identificou quais desafios podem aparecer ao longo da empreitada

Na última quarta (1º/02), a Comunitas articulou um encontro entre o secretário de Planejamento e Gestão de Mogi das Cruzes (SP), Lucas Porto, e a atual Assessora de Investimentos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC-PR), Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme, para que a cidade paulista pudesse absorver a experiência da capital do Paraná com a criação do projeto Curitiba 2035. À época da criação da iniciativa curitibana, Ana era secretária de Planejamento, Finanças e Orçamento do município.  

O projeto Curitiba 2035, que contou com o apoio da Comunitas para a sua criação, é uma estratégia de planejamento urbano de longo prazo, desenvolvido entre os anos de 2016 e 2017. O objetivo é modernizar o município paranaense com base no conceito de “cidade para pessoas, do arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl. Mogi das Cruzes buscou a organização para implementar uma iniciativa semelhante localmente, em comemoração aos seus 500 anos (a serem completos em 2060).

Ações como essa fazem parte do pilar de Conectar e Inspirar, da metodologia de atuação da Comunitas, com o objetivo de mobilizar comunidades para trocas de experiências e a integração para a solução de problemas em conjunto.

Principais desafios do projeto Curitiba 2035

Para Ana Jayme, um dos maiores desafios da prefeitura de Curitiba foi construir uma agenda que fosse ampla e legítima, e que atendesse à demanda de todos os curitibanos. Ela explicou que o engajamento popular, de forma a fazer com que as pessoas enxerguem como vão contribuir com a construção da iniciativa, é fundamental para o sucesso do projeto. 

Outro grande desafio relatado por Ana foi como manter uma governança ativa, ágil, dinâmica e ampla. De acordo com ela,  não basta fazer apenas o planejamento, é necessário que ele saia do papel.  Para isso, é importante entender o contexto onde as ações do planejamento vão acontecer, mapeando lideranças e definindo funções de articulação. 

Curitiba 2035

Desenvolvido em parceria com diversos setores (público, privado, academia e sociedade civil organizada), o projeto é um plano de ação de longo prazo para a cidade, com o intuito de criar um ambiente urbano atraente, capaz de desenvolver pessoas, empresas e investimentos focados em inovação, que possa servir de modelo para o Brasil e o mundo.

Dentre as principais etapas abordadas pela organização no desenvolvimento do projeto, podem-se destacar:

  • atividades de mobilização de especialistas e cidadãos a fim de comprometê-los com o futuro da cidade; 
  • elaboração de um Roadmap para a cidade no horizonte de 2035, por meio de um processo participativo de proposição de objetivos e ações em curto, médio e longo prazo; e 
  • criação de governança para a concretização dos planos previstos no “Curitiba 2035“, dentre outros.

Mogi 500

Fundada em 1560, Mogi das Cruzes completará cinco séculos de existência daqui a 37 anos. Com esse prazo em mente, a cidade busca construir um novo planejamento urbano, com foco na visão de futuro que une seus cidadãos. A iniciativa mogiana se baseia na proposição de:

  • projetos a longo prazo; 
  • reinvenção da relação entre os setores público e privado; 
  • fortalecimento da visão futura de economia; e 
  • virar referência nacional. 

Com objetivos muito parecidos, ambas as cidades buscaram (e buscam) engajamento popular, de forma prática e transparente, tanto para contribuir quanto para acompanhar e cobrar o poder público em relação aos projetos que irão transformá-las. 

Quer saber mais sobre o projeto Curitiba 2035? Não deixe de baixar o nosso e-book

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *