Com o apoio da Comunitas, Campinas vai promover processos de inovação na Escola de Governo do município


Município paulista pretende reestruturar a Escola de Governo para capacitar servidores em prol da melhoria dos serviços públicos. 

Crédito da imagem: Prefeitura Municipal de Campinas

O InovaJuntos, Hub de Inovação da Comunitas, vem promovendo, ao longo dos últimos quatro meses, o Programa de Transformação em Gestão de Pessoas no Setor Público. Ao todo, seis municípios participam do projeto, que está na fase de ideação e prototipação de soluções para enfrentar o desafio selecionado pelas equipes na temática do Programa. Campinas, uma das cidades participantes da Jornada, busca reformular a Escola de Governo para torná-la mais voltada para processos de inovação em gestão de pessoas. 

A ideia é promover uma reestruturação da área de capacitação, formação e desenvolvimento humano de modo que os servidores estejam preparados para oferecer produtos de qualidade aos servidores e, consequentemente, serviços qualificados à população.

O Programa, que tem duração de oito meses, conta com o apoio da Fundação Lemann e tem o objetivo de desenvolver soluções inovadoras a desafios de gestão de pessoas em governos municipais. A ideação e prototipagem das soluções é a terceira etapa do processo.

Seleção dos desafios

Campinas identificou que um grande desafio para o município é a capacitação dos servidores por meio da Escola de Governo, que, atualmente, só oferece cursos ligados ao bem estar do servidor, mas não se refletem em capacitação para os processos de trabalho.

A equipe da cidade acredita que é necessário reestruturar a Escola de Governo, criando um laboratório de inovação na própria Escola, para capacitar os servidores com metodologias de inovação para que, assim, possam ampliar o impacto de sua atuação.

Para isso, a equipe da cidade paulista realizou uma pesquisa de campo com sete servidores. Esse contato com colegas e gestores foi fundamental para a escolha do desafio, pois, ao mesmo tempo em que foi possível identificar as principais dores do serviço público local, também trouxe o aprendizado necessário para direcionar Campinas na etapa de definição do principal problema.

O desafio escolhido pela cidade foi resumido na questão “Como podemos reestruturar a Escola de Governo para que ela promova processos de inovação na oferta de ações educacionais considerando que esta equipe não está preparada para a mudança?”

Para Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas, as Escolas de Governo são fundamentais para o crescimento profissional dos servidores e, portanto, uma fonte de motivação. “Todo mundo tem ambição e deseja crescer profissionalmente. Quando as Escolas de Governo passam a ter uma importância central no funcionalismo público, isso motiva os servidores. E motivação é sinônimo de melhores entregas”, explicou ela.

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *