loading

Com participação de mais de cem gestores, especialização da ENAP apoiada pela Comunitas chega ao fim

Os conteúdos produzidos pela Comunitas foram usados em aulas para mais de cem gestores públicos, oriundos de 73 municípios brasileiros.

Foi realizado ontem (25) o encerramento do curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local, promovido pela Escola Nacional de Administração pública (Enap) – entidade vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, que contou com apoio da Comunitas.

Foto: ENAP

A cerimônia contou com a presença de representantes da Comunitas; Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam); Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (Seges/MP); Subchefia de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais (SAG) da Casa Civil; Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES); Flacso Brasil; Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Secretaria de Articulação Social da Presidência da República; e Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

Focado especialmente nos desafios inerentes às cidades, o objetivo da especialização foi aumentar a capacidade dos municípios de utilizar ferramentas e instrumentos de planejamento, orçamento, governança, gestão de riscos, elaboração e monitoramento de projetos, associada a conhecimentos técnicos de gestão municipal, metropolitana, gestão de políticas de infraestrutura local e planejamento urbano, além de estreitar a relação do Governo Federal com os gestores locais e fortalecer a capacidade de entes subnacionais em gerir de forma qualificada as organizações públicas e recursos locais, de forma a aprimorar oferta de serviços públicos.

“Um dos maiores valores de um curso como este é a rede de confiança que se forma ali em sala de aula. Trabalhar em rede significa ampliar as possibilidades de troca. Nos ajuda a perceber que talvez o problema de um município é o mesmo de outro e muito provavelmente alguém já descobriu uma forma de resolver. Fortalecer a troca e compartilhamento de soluções tecnológicas em um modelo de cidade para cidade é um esforço contínuo da Comunitas e, por meio da plataforma Rede Juntos, essa troca contínua pode acontecer entre cidades de todo o país”, explicou Bruna Santos, gerente de Conhecimento da Comunitas.

 Leia mais: Gestão pública em tempos de crise 

Os alunos do curso passaram por uma imersão na realidade da Gestão Pública, contando com palestras, atividades práticas e visitas técnicas para aproximar a formação da vivência prática de cada um. Após a conclusão da carga horária presencial e apresentação do projeto de pesquisa, os alunos ainda terão o prazo de até 120 dias para elaboração e entrega do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). O TCC deverá ser preferencialmente um projeto de intervenção voltado para a gestão do município de origem do servidor. O participante contará com o acompanhamento e apoio de um professor-orientador e de um examinador. Todos os trabalhos apresentados serão divulgados no Repositório da Enap e os melhores trabalhos apresentados comporão publicação específica a ser veiculada pela Escola.

Foto: ENAP

Nesta edição, o curso teve 113 alunos, distribuídos em quatro áreas de concentração: Gestão Pública Municipal; Gestão Metropolitana; Planejamento Territorial; e Infraestrutura Local. A capacitação teve como público-alvo servidores(as), efetivos(as) ou comissionados(as), empregados públicos municipais/distritais e servidores(as) ou empregados de consórcios municipais (ou cedidos a consórcios municipais) ocupantes de cargos efetivos e/ou em comissão, em exercício na administração direta ou indireta municipal/distrital ou em consórcio público municipal, em áreas relacionadas a planejamento, orçamento, gestão, administração, obras, infraestrutura, transporte e planejamento urbano.

 Leia mais: 5 dicas feitas especialmente para servidores públicos 

Os participantes vieram de 73 municípios, de diversas partes do país, incluindo cidades parceiras do Programa Juntos, como Juiz de Fora (MG), Pelotas (RS), Santos (SP), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

“Esse curso foi gratificante, pois proporcionou vivenciar experiências de outras cidades e Estados, criando uma rede de gestores públicos locais de âmbito nacional. Ter todo o Brasil, por tanto tempo, dialogando sobre as políticas governamentais, foi uma experiência que levarei por toda a minha vida, sendo um divisor de águas no modo de fazer a gestão pública”, declarou André Fehrenbach, assessor na Prefeitura Municipal de Pelotas.

Com informações da ENAP.

 


 

Confira depoimentos de participantes do curso:

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *