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Como cidades brasileiras estão implementando melhorias na educação pública com apoio da Prefeitura de Teresina

Em julho, as secretarias de Educação de Caruaru, Petrolina e Paraty se uniram para buscar alternativas para melhorias na rede municipal de ensino, com apoio da Prefeitura de Teresina, que, em 2017, obteve o melhor ensino público entre as capitais brasileiras, segundo o IDEB.

Denominado “Replica Teresina”, o projeto visa compartilhar e disseminar as boas práticas da educação municipal de Teresina para outros municípios integrantes do Programa Juntos, dando oportunidade para que possam criar suas próprias alternativas de política educacional a partir das evidências encontradas em Teresina.

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O projeto teve pontapé inicial, com a realização de um seminário com a participação das equipes das secretariais de Educação. De lá, as equipes saíram com a proposta de realização de três simulados em cada cidade para melhor desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Segundo o secretário de Educação de Teresina, Kleber Montezuma, a incorporação do processo de avaliação pode representar até 30% de melhora nos resultados da Prova. Para realização desta atividade, a prefeitura teresinense apoiou com todos os materiais e orientação necessária para sua concretização.

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Após menos de dois meses de início, o “Replica Teresina” já vem implementando melhorias na educação pública das cidades participantes.

Em Caruaru, a Secretaria de Educação criou o Trilhas do Sucesso, iniciativa que tem o objetivo de promover ações de impacto de curto prazo que irão estimular a revisão de processos e a implementação de uma sistemática de melhoria da qualidade do ensino com ações de tutoria contínuas e aplicação de simulados para melhores desempenho de aprendizagem no Saeb.

O Trilhas do Sucesso está divido em três etapas: início, com ações como o estabelecimento de metas quinzenais de avanço das escolas; desenvolvimento, que tem dentre as ações a identificação de alunos prioritários e reuniões com as famílias, estudantes e educadores; e a última fase de organização do tempo, que tem entre as ações o planejamento de horários de trabalho para as ações dos Programas Federais e dos tutores de Língua Portuguesa e Matemática.

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O projeto visa promover ações contínuas, como mobilizar educadores para atuação proativa, exercitar transparência da gestão, estimular a interação na secretaria e promover desafios coletivos.

Em Petrolina, a pasta da Educação está em fase de elaboração e implementação de estratégias para monitoramento e avaliação de resultados da rede municipal na prova do Saeb. A partir das boas práticas compartilhadas por Teresina, o Juntos no Direito de Aprender tem intenção de desenvolver, implementar, monitorar e avaliar o Programa de Intervenção Pedagógica nas escolas municipais.

O plano de ação contempla medidas como o diagnóstico da aprendizagem, desenvolvimento do plano de intervenção pedagógica e desenvolvimento da sistemática de monitoramento e avaliação dos resultados.

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Entre os resultados que a secretaria de Educação de Petrolina pretende alcançar, está alfabetizar com proficiência 95% dos estudantes em Língua Portuguesa e 85% em Matemática. E alcançar o IDEB de 7,0 nos Anos Iniciais e 6,0 nos Anos Finais.

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