loading

Competitividade nas cidades é tema de curso realizado pela Comunitas e Columbia

“O que faz uma economia crescer mais rápido ou devagar? Quais as características, segredos, receitas para impulsionar um crescimento econômico rápido, para promover o bem-estar da população?”

Dr. Thomas Trebat

Para entender melhor sobre cidades competitivas, suas características e quais os caminhos para estruturá-las nesse modelo, a Comunitas e a Universidade de Columbia – uma das instituições mais prestigiadas do mundo – realizaram o curso Competitividade nas Cidades, entre os dias 18, 19 e 20 de outubro.

O curso foi ministrado pelo Dr. Thomas Trebat, especialista político e econômico, professor da School of International and Public Affairs (SIPA), da Universidade de Columbia e diretor do Columbia Global Centers | Rio de Janeiro.

Durante os três dias de aula, foram abordados temas relacionados à competitividade por meio da teoria econômica – utilizando o estudo de caso do Programa Juntos produzido pela Universidade de Columbia, como exemplo –, qual a forma para sair de uma gestão tradicional e iniciar uma administração que busca cidades inteligentes, e qual o papel das reformas macroeconômicas, como as tributárias, trabalhistas e previdenciárias.

Para o especialista, competitividade da cidade é um conjunto de políticas públicas, instituições, estratégias e processos – que determinam o nível de produtividade sustentável de uma cidade. Segundo ele, para tornar-se uma cidade competitiva, é necessária uma elevada geração de empregos, aumento em produtividade, ambientes de negócio atraentes e colaboração entre setor público, privado e acadêmico.

“O importante é o prefeito e secretários, setor privado, câmara, instituições, e outros órgãos, se unirem para tornar a gestão mais eficiente. Isso é feito com politicas públicas de desenvolvimento para atrair talentos e investimentos. Por exemplo, a colaboração entre empresa e cidade”, explica.

Especialistas ministram cursos exclusivos na Rede Juntos

Liderada pela Comunitas, a Rede Juntos – plataforma digital de troca de conhecimento em gestão – conta com uma programação de mini-cursos e webinários, com temas relevantes que possibilitem a gestão pública obter mais conhecimento para auxiliar no enfrentamento de desafios na área. A ideia é estabelecer um local de cocriação, aberto e acessível, em que o usuário possa ter contato e adquirir conhecimento diretamente com o responsável pelo projeto ou importantes especialistas da área.

 

Confira o primeiro dia do curso Competitividade nas Cidades. Para assistir o restante, acesse www.redejuntos.org.br.

https://www.youtube.com/watch?v=6hoSgl7a0to&index=3&list=PLm5bt41FHDoOEoTXDf3bvqmwVSa65XytD

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *