loading

Comunitas apoia comitiva de lideranças em visita à cidade de Medellín

Na programação, estão previstas imersões em boas práticas do município colombiano para inspiração e inovação de iniciativas no Brasil

No próximo dia 15, uma equipe de lideranças políticas e empresariais viaja a Medellín, na Colômbia, para conhecer a fundo iniciativas de serviços públicos bem sucedidas localmente.

A visita ao país latino-americano vai durar cinco  dias e contará com 15 pessoas na comitiva, incluindo João Campos, prefeito de Recife (PE); Murilo Rodrigues Cavalcanti, secretário Segurança do Recife (PE); Renan Ferreirinha Carneiro, secretário de Educação do Rio de Janeiro (RJ), Fábio Ferraz (Secretário de Planejamento & Inovação Prefeitura de Santos), os parlamentares Tábata Amaral e Vinicius Poit, deputados federais, além do time Comunitas, representado por Regina Esteves, diretora-presidente, Thiago Milani, diretor de projetos, Dayane Reis, diretora de conhecimento e comunicação. Também integram a equipe Fernando Barrancos Chucre, Presidente Fundo Social de Solidariedade – Governo SP, e Paulo Alexandre Barbosa, ex-prefeito Santos, que são consultores Comunitas.

O grupo vai trocar experiências e conhecer de perto os diversos cases de sucesso do poder público na cidade colombiana – Medellín foi considerada nos anos 1990 uma das localidades mais violentas do mundo e iniciou a década de 2000 como cidade-modelo no combate à violência urbana. A ideia é selar acordos de cooperação para que ações e iniciativas de real impacto social sejam  intercambiadas e aplicadas nas cidades dos dois países. 

De acordo com Regina Esteves, essas viagens fazem parte do calendário de fortalecimento de lideranças desenvolvido pela Comunitas. “O objetivo da Comunitas é inovar na gestão pública e para isso procuramos ficar atentos às iniciativas aplicadas de forma bem sucedida em outros países,  para que possamos fazer a adaptação à realidade brasileira e, assim, possibilitar inspiração e  transferência de conhecimento”, afirmou.

A agenda da equipe começa no dia 16, com o encontro com o prefeito de Medellín, Daniel Quintero e segue com imersões para trocas de boas práticas.

A programação prevê visitas ao Centro Integrado de Tráfico e Transporte (CITRA), Centro Valle Del Software em San Javier, e à Ruta N (uma joint venture firmada entre a Prefeitura de Medellín, UNE e EPM com o objetivo de inspirar e incentivar a inovação na cidade e criar condições favoráveis ​​para negócios e empreendedorismo). além de visitas 

Medellin é um exemplo de como uma cidade pode ser modificada através da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Em apenas 14 anos anos a cidade passou por uma mudança radical, deixando de estar entre as cidades mais violentas do mundo, com ações focadas na cultura, inclusão social e urbanização.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *