O programa de inovação tem início ainda em janeiro e terá 8 meses de duração

A Comunitas finalizou, hoje (14), a seleção dos municípios para participação no Programa de Inovação para a Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público. Ao todo, 23 municípios participaram do processo seletivo. Os critérios de seleção e sistema de pontuação foram definidos tanto pela organização, como pela Fundação Lemann, parceira da Comunitas no programa. 

Entre os trinta critérios pré-determinados para a formação da pontuação, foram observados itens como  pluralidade de perfis de liderança (gênero, etnia e partidos políticos) e diversidade de regiões brasileiras, alinhando-se, também, à proposta da Comunitas de possibilitar  que novos municípios possam também integrar a rede. Um  fator preponderante para a participação era que a cidade contasse com, ao menos, 200 mil habitantes.

A Comunitas também buscou lideranças com perfil engajado e priorizou municípios cujos gestor ou gestora acreditem na pauta e demonstrem  um compromisso com o tema e desafio proposto pelo Programa. 

A instituição também focou na busca por pessoas com o potencial de gerar um efeito multiplicador tanto em seus territórios, como nos seus entornos. Também foram priorizadas prefeituras com perfil de abertura à inovação, ou seja, que tenham disposição de conduzir processos de experimentação e geração de novas ideias tanto a nível do executivo, como a nível do secretariado e de médio escalão.

Os municípios selecionados precisam confirmar sua participação por meio da assinatura de um protocolo de intenções, que registra o compromisso das lideranças nessa participação e na busca, em conjunto, por soluções para os desafios da administração pública brasileira. 

 

Municípios selecionados:

Região Estado Cidade Prefeito eleito
SUDESTE SP Campinas Dário Saadi
NORDESTE CE Fortaleza Sarto Nogueira
NORDESTE AL Maceió João Henrique Caldas
SUDESTE RJ Niterói Axel Grael
SUDESTE SP Ribeirão Preto Duarte Nogueira
SUL RS Pelotas Paula Mascarenhas

 

Para Dayane Reis, diretora de Comunicação, Conhecimento e Inovação da Comunitas, a escolha dos municípios foi um processo bastante desafiador para a organização e, devido a isso, foi necessário ampliar o número de prefeituras selecionadas. “Aumentar o número de selecionados demonstra o alto grau de engajamento dessas equipes com a temática de gestão de pessoas. Se formos avaliar o nível do Programa pelas inscrições, temos certeza de que finalizaremos esse processo com excelentes cases, com potencial de replicabilidade para diversos outros territórios”. 

Próximos passos:

Inspiração e escolha dos desafios – Prevista para acontecer entre janeiro e fevereiro, é nessa etapa que serão definidas as equipes de governo, as ações de capacitação e inspiração para formar os participantes  em temas de gestão de pessoas, com a entrega de cardápio de soluções, realização de oficinas coletivas para mapeamento dos desafios dos territórios e a escolha de um desafio a ser incubado em cada município.
Incubação de projetos-piloto – Prevista para acontecer a partir de março, essa fase terá duração de seis meses. É nesse momento que serão realizadas as oficinas coletivas para os acompanhamentos dos projetos, as mentorias individuais sobre os temas escolhidos pelos participantes e a preparação para a institucionalização e escalação dos projetos-pilotos.
Gestão do conhecimento e disseminação – prevista para acontecer ao longo de todo o Programa (janeiro a setembro), serão elaborados diversos produtos de conhecimento para auxiliar os municípios, como um Cardápio de Soluções e uma Trilha de Aprendizado, ambos que serão disponibilizados na Plataforma Rede Juntos.

Sobre o Programa de Inovação de Transformação em Gestão de Pessoas no Setor Público:
Devido à importância estratégica da área de gestão de pessoas para a administração pública, a Comunitas inicia um novo Programa de conhecimento e inovação, através do Hub de inovação da organização, o InovaJuntos.

O Programa de Transformação em Gestão de Pessoas visa a desenvolver soluções inovadoras a desafios de gestão de pessoas em seis governos municipais. O Programa também contará com uma novidade, que é a metodologia de tutoria. Cada município terá um padrinho ou madrinha, uma pessoa com experiência na área de gestão pública, disposta a compartilhar suas experiências, e que vai acompanhar o participante ao longo das atividades.

No comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *