loading

Comunitas e a produção de conhecimento sobre gestão pública e investimento social de impacto

Apoiando a administração pública, desde 2013, por meio de governança atrelada a investimento social privado, o papel da Comunitas se consolidou no decorrer dos anos como catalisadora de ações estruturantes em municípios e estados brasileiros.

Hoje, impactamos diretamente 22 cidades e 5 estados. Já foram 70 frentes de trabalho, centenas de encontros entre as lideranças que integram a rede, 17 publicações disponíveis em uma plataforma digital junto a diversas trilhas temáticas, além de ações replicadas por mais de mais de 300 territórios.

Leia também: Governo Federal e Secretários Estaduais debatem os desafios dos Estados durante encontro da Comunitas

Passamos por diversas ondas de amadurecimento institucional, que foram cruciais no aprimoramento de nossa estratégia. Seguimos levando a lideranças e gestores públicos soluções práticas por meio de metodologias e governança. A novidade é nosso novo olhar para o eixo Think, da nossa atuação como uma Think and Do Tank.

Desde 2008, a Comunitas produz conhecimento no campo do investimento social, por meio do Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC), que está em sua 13ª edição e anualmente contribui para o processo de revisão e planejamento de empresas, fundações e institutos. A pesquisa motivou a criação do Programa Juntos ao levantar a reflexão de lideranças empresariais sobre o impacto de seus investimentos no desenvolvimento territorial.

Em 2014, foi criada a área de Gestão do Conhecimento da organização dedicada a sistematização e disseminação do conhecimento gerado a partir das frentes de trabalho do Programa Juntos.

O objetivo é reter o conhecimento na rede de municípios que fazem parte da mesma; disseminar melhores práticas para gestores municipais de todo o Brasil; apoiar a replicabilidade dos projetos desenvolvidos pela organização; e ampliar a produção de conhecimento inédito sobre gestão pública.

Nesta trajetória, percebemos o quanto estas práticas são importantes para o fortalecimento de capacidade institucional de governos. E temos contado com a colaboração de inúmeros gestores públicos engajados conosco na produção de conhecimento de qualidade visando inspirar gestões municipais e estaduais na formulação de políticas públicas e processos eficientes.

Na Comunitas, vivenciamos a governança compartilhada há anos, articulação que nos ensina diariamente e que foi reconhecida pela Universidade de Columbia e sistematizada como estudo de caso internacional, em 2017.

Graças a este modelo de atuação, a chegada da pandemia nos fez – junto a governos parceiros – identificar e mobilizar, em tempo recorde, caminhos possíveis para lacunas emergências nas áreas de saúde e social, além do apoio à construção de importantes caminhos para retomada econômica.

Leia também: Resumo | Secretários estaduais de Fazenda defendem pacto nacional por Reformas, durante encontro da Comunitas

Dentre tantas dificuldades e mazelas trazidas por este período sem precedentes, enxergo uma oportunidade única de transformação positiva na colaboração entre os setores público, privado e sociedade civil. A agilidade e inovação das soluções encontradas podem e devem ser um legado a nortear nossos próximos passos na direção de um país menos desigual.

O desafio e propósito são antigos, mas as soluções pedem renovação e maior efetividade! Mais do que nunca, enxergamos a importância da produção de conhecimento em torno do que já foi feito, assim como, da projeção de cenários e reflexão sobre percursos por vir.

Leia também: Comunitas está construindo jornada para auxiliar na formulação de planos de governo de impacto

E o que isto significa na prática? Além de olharmos pelo retrovisor e sistematizarmos aquilo já passou, ampliaremos nossos esforços no desenvolvimento de estudos e publicações, aprofundaremos ainda mais nosso diálogo com a academia, além de intensificar a troca com parceiros nacionais e internacionais. Seguiremos com a convicção que estamos no caminho certo ao construir e compartilhar conhecimento de ponta para influenciar o presente e futuro das políticas públicas e dos investimentos sociais de impacto.   

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *