Programa vai apoiar municípios no desenvolvimento de soluções para desafios da gestão de pessoas
O InovaJuntos, Hub de Inovação da Comunitas, lançou, na última semana (09), o Programa de Transformação em Gestão de Pessoas no setor público. Realizado em parceria com a Fundação Lemann, essa jornada de inovação terá duração de dez meses e visa desenvolver soluções inovadoras a desafios de gestão de pessoas em cinco governos municipais.
A metodologia do Programa se dará por meio de realização de oficinas semanais coletivas com representantes dos municípios, bem como oficinas e mentorias individuais, que terão o objetivo de mergulhar nas especificidades locais. A maioria das atividades serão realizadas virtualmente, porém estão previstas duas imersões presenciais em São Paulo, uma no início e outra no encerramento das atividades.
De acordo com a Diretora de Conhecimento e Inovação da Comunitas, Dayane Reis, “a gestão de pessoas no setor público é uma área estratégica para a melhoria da administração pública e, portanto, a nossa expectativa é finalizar esse programa com cinco problemas solucionados em conjunto com esses municípios”.
O Programa também traz uma novidade, que é o conceito de tutoria. Cada município terá um padrinho ou madrinha, uma pessoa com experiência na área de gestão pública, disposta a compartilhar suas experiências, e que vai acompanhar o participante ao longo das atividades. “Isso só é possível porque a Comunitas possui uma rede de gestores públicos engajados e ativos, que estão sempre disponíveis para apoiar outros territórios em trocas de experiências”, explica Dayane.
Para Letícia Biaggioni, da Fundação Lemann, a jornada vem para oferecer soluções na prática, à medida que as equipes de governo forem apontando os desafios enfrentados pela gestão e avançando nos módulos. “A nossa expectativa é começar a endereçar, de forma concreta, as dores dos municípios que, devido a diversos fatores, não conseguem dar vazão a essa questão da gestão de pessoas. Vemos esse tipo de ação com uma grande possibilidade de impacto, pela facilidade em escalar os processos”.
Sem comentários