loading

Comunitas e Governo de Goiás realizam primeira reunião da governança do Programa Juntos

A reunião debateu as ações realizadas pelo Juntos e o governo estadual, e os próximos passos da parceria.

A Comunitas e o Governo de Goiás realizaram, ontem (31), a primeira reunião da governança do Programa Juntos, iniciativa que visa levar, de forma compartilhada, melhorias para as administrações públicas municipais e estaduais.

Participaram da reunião o governador Ronaldo Caiado, a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, três dos membros da Governança do Juntos – José Roberto Marinho, Luiz Ildefonso Simões Lopes e Cloves Carvalho, e o parceiro do programa, Aod Cunha.

Na pauta da reunião, estavam as ações realizadas pelo Juntos com o governo estadual e os próximos passos da parceria. “A importância desse encontro é entendermos que as ações do Juntos são desenhadas em conjunto com todos os envolvidos e, mais que isso, também evoluem durante os processos. Sabemos que há um caminho desafiador pela frente, mas nosso estímulo é ver a transformação positiva de Goiás”, explicou Regina Esteves.

Leia também: Com apoio da Comunitas, governadores definem prioridades para avanço da reforma da previdência

A Comunitas iniciou o trabalho junto ao governo ainda durante a transição governamental, com o apoio e assessoramento técnico especializado no processo. A ação foi necessária pois o estado enfrenta o desafio de reestruturar a máquina pública, com ênfase em medidas para regularização das contas estaduais, que, no momento, estão com calamidade financeira decretada – haja em vista que aproximadamente 80% do orçamento é tomado pela folha de pagamento, por exemplo.

Para o governador foram entregues cerca de 350 documentos finais da transição. Toda a documentação foi estruturada em uma base digital preparada para que todos os secretários e dirigentes da nova gestão pudessem acessar conforme conveniência.

Leia também: Encontro Rede Juntos reúne Ministro da Fazenda, Secretário do Tesouro e governadores e promove coalizão em prol do ajuste fiscal

“Agradeço o empenho dos técnicos da Comunitas em apontar caminhos frente ao colapso fiscal do estado. As dificuldades serão sanadas com o trabalho sério e dedicado de toda equipe do governo. Vocês podem ter certeza que Goiás será referência nacional”, afirmou Caiado.

Para o futuro, a parceria pretende priorizar as áreas de políticas de ajuste fiscal e segurança pública, além do apoio a projetos estruturantes no estado e a disseminação de boas práticas nos seus municípios.

 

 

 

Programa Juntos

Liderado pela Comunitas, o Programa Juntos está presente em diversas cidades do país, como as capitais São Paulo, Salvador, Curitiba e Teresina. Também integram a rede os governos estaduais de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Goiás e Minas Gerais. A iniciativa partiu da premissa de que atuar em conjunto com o poder público, envolvendo e engajando a sociedade civil, faria com que seus investimentos sociais fossem mais sustentáveis e perenes, promovendo impactos realmente transformadores na realidade dos municípios e estados brasileiros.

Reunião de Governança 

As reuniões de Governança do Programa Juntos têm como objetivo debater sobre expectativas, desafios e oportunidades da atuação do Programa Juntos nas cidades e estados que fazem parte da rede. Participam do encontro a Governança do Juntos –  formada por grandes líderes empresariais brasileiros, prefeitos e governadores, secretários integrantes dos comitês gestores, empresários locais, e parceiros técnicos do programa.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *