loading

Comunitas e Prefeitura do Rio de Janeiro realizam primeira reunião entre líderes

A Comunitas e a Prefeitura do Rio de Janeiro realizaram, na última quinta-feira (27), a primeira reunião entre líderes das duas organizações. O momento serviu para debater, em conjunto, caminhos para o avanço do município – que passou a integrar a rede da Comunitas recentemente.

Leia também: Escola estadual, gestão particular: estado testa nova forma de parceria

Da prefeitura, estiveram presentes o prefeito Eduardo Paes, o secretário de Planejamento Urbano, Washington Fajardo, e o secretário de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo Teixeira. Da Comunitas, participaram a diretora-presidente, Regina Esteves, e alguns dos membros da governança da organização – André Street, Carlos Jereissati Filho, José Roberto Marinho, Luiz Ildefonso Simões Lopes e Solange Ribeiro. Além disso, a reunião contou com a participação de parceiros estratégicos da Comunitas, como Henrique Martins e Cloves Carvalho.

“Restaurar a economia com sustentabilidade da cidade do Rio de Janeiro é parte fundamental da recuperação do país”, disse José Roberto.

Finanças

Para conhecimento do público, Eduardo Paes comentou sobre a crise econômica que o município carioca e o país atravessam. Segundo ele, a gestão atual tem grandes desafios, mas a equipe tem um perfil resolutivo e está propondo inúmeros ajustes. “No entanto é muito importante contar com o auxílio da Comunitas para realizar as mudanças necessárias nesse momento”, considerou.

Leia também: No RS, Projeto Envolver é apresentado a servidores da Serfi

Para o secretário Pedro Paulo, as principais demandas no campo financeiro da prefeitura estão relacionadas ao diagnóstico da legislação e apoio na retomada econômica. Ele apontou a necessidade de apoio para a construção de um planejamento estratégico que garanta a sustentabilidade dos recursos provenientes da desestatização da Cedae. “É necessário pensarmos em formas e oportunidades para investir o valor arrecadado na melhoria da cidade”, considera.

Participação cidadã

A primeira iniciativa de apoio da Comunitas no Rio de Janeiro é para promoção da educação política e no fortalecimento da participação cidadã no processo de revisão do Plano Diretor do município. O engajamento é fomentado por meio da Jornada do Plano Diretor, disponível no aplicativo Colab, que foi desenhada em linguagem simples e gamificada, adaptada para atingir diferentes perfis de pessoas.

Leia também: Escritório de Projetos apoia Governo de SP no monitoramento do Programa de Metas

Segundo o secretário Washington, o Rio cresce de forma desordenada e longe dos equipamentos públicos, principalmente do transporte público. Além disso, para ele, é essencial dar regramento para o uso do solo e revitalizar a moradia no centro.

“O engajamento público resulta em um processo colaborativo de escuta de várias regiões da cidade, a fim de evitar a judicialização do projeto de lei, comum em legislações urbanísticas”, explicou.

Leia também: Apoio à primeira fase do projeto de modernização da Secretaria de Meio Ambiente do Pará chega ao fim

Retomada econômica

Ainda durante a reunião foi apresentado o escopo de atuação da Comunitas (ainda em desenvolvimento) no apoio ao plano de retomada da economia carioca. O programa terá como base o projeto realizado pelo presidente Joe Biden, nos Estados Unidos, e outros cases internacionais.

Leia também: Comunitas no Estadão | ONGs oferecem ‘cursinho de prefeito’ para ajudar a planejar cidades

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *