loading

Comunitas e RenovaBR oferecem curso para candidatos a prefeitos e vereadores em 2020

Preparando novas lideranças para entrar para a política, o RenovaBR conta com a parceria da Comunitas para o desenvolvimento e oferecimento do novo programa voltado a candidatos a prefeitos e vereadores nas eleições de 2020, o RenovaBR Cidades.

Utilizando toda expertise acumulada com a liderança do Programa Juntos – iniciativa que busca alavancar projetos estruturantes de melhoria da gestão pública, a Comunitas apoia o RenovaBR Cidades no desenvolvimento de lideranças políticas capazes de envolver o público na discussão da realidade local.

O curso, iniciado em agosto, é exclusivo para as 1.400 pessoas selecionadas pelo RenovaBR, de 455 cidades e cerca de 30 partidos políticos.

Leia também: Cidade como locus de mudança, por Carlos Jereissati Filho

A primeira etapa da parceria promoveu a co-realização de conteúdos que tratam dos desafios enfrentados pelos gestores públicos municipais, que conta com aproximadamente 32 horas de duração de aulas. Serão materiais nas áreas de Finanças, Saúde, Planejamento Urbano e Educação, com aulas ministradas por parceiros da rede do Programa Juntos, como Fúlvio Albertoni, secretário de Finanças de Juiz de Fora (MG), Fábio Ferraz, secretário de Saúde de Santos (SP), e Kleber Montezuma, secretário de Educação de Teresina (PI).

“Um dos temas mais complicados para um gestor público enfrentar é o equilíbrio fiscal e financeiro. Por isso, capacitar novas lideranças para o enfrentamento desse desafio é fundamental, e com certeza meu conhecimento teórico, mas principalmente a minha experiência na prática como servidor público há mais de 20 anos, unicamente dedicado aos temas fazendários – e nos últimos anos como Secretário da Fazenda de Juiz de Fora, irá agregar valor para aqueles que querem enfrentar esse desafio, pois ‘dinheiro público é da nossa conta’”, explica Fúlvio, que também é ex-bolsista da Comunitas.

Leia também: Conheça os quatro servidores selecionados pela Comunitas para bolsas de estudos em gestão pública

Além disso, a Comunitas disponibilizou um “padrinho” com experiência prática na gestão pública, que é responsável por fazer a curadoria dos temas de todo o curso, orientar a produção de conteúdo e revisar todo o material produzido para indicar ajustes técnicos e de linguagem. A organização ainda indicou especialistas por cada eixo do curso, que atuam como provedores e revisores dos principais conteúdos e eventualmente tutores em videoaulas nos temas definidos.

Leia também: Comunitas lança o Conversa Pública, podcast sobre gestão pública

“Com esta parceria, a Comunitas fortalece um dos pilares essenciais para a organização: a formação e fortalecimento de lideranças públicas, acreditando que nesses atores está a chave para a construção de políticas públicas eficientes e sustentáveis, que, inclusive, perdurem seus próprios mandatos”, disse a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves.

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *